Black Friday é o nome de uma ação comercial varejista que oferece significativos descontos aos clientes durante 24 horas. Essas ações para vender mais acontecem sempre na sexta-feira seguinte à comemoração do Dia de Ação de Graças americano.
O evento, que surgiu nos Estados Unidos, devido a seu grande sucesso, fez com que outros países, como o Brasil, o adotassem em seus calendários comerciais.
Ao longo deste post, vamos mostrar 5 dicas sobre como os varejistas podem aproveitar essa oportunidade. Afinal de contas: como vender mais na Black Friday?
Aproveite, por exemplo, para fazer a queima de estoque na Black Friday antes do Natal, conquistar novos clientes, fidelizar antigos consumidores e, é claro, aumentar as vendas.
Confira!
Confira também: A sua rede de lojas está preparada para as vendas na Black Friday?
Todo varejista já conhece essa nova data promocional do calendário comercial. Mas você sabe mesmo como vender mais na Black Friday? Então, dê uma olhada em nossas dicas!
A proposta da Black Friday é vender bons produtos com ótimos preços. Portanto, se a sua empresa der um desconto convencional, a participação dela no evento perderá credibilidade.
Você poderá, ainda, vir a ter que lidar com reclamações formais (no Procon, por exemplo) ou informais (como na internet). Para que a sua estratégia de vendas seja funcional, opte por disponibilizar menos produtos com descontos consideráveis.
De nada adiantará divulgar que toda a loja participa da ação sem que os valores sejam realmente atrativos.
Veja mais: Ideias de promoção: tudo o que sua loja precisa para vender mais
A ideia deste evento é que em apenas um dia sejam ofertados produtos com preços bastante atrativos. Sendo assim, sua equipe profissional deverá estar ciente das condições e prazos relacionados às ofertas.
Só assim ela será capaz de oferecer aos clientes informações precisas sobre a atividade. Não tem como vender mais na Black Friday sem uma equipe bem informada!
Outro fator que deve ser levado em consideração é o de que a proposta da Black Friday deve valer somente para aquele dia. Isso faz com que o consumidor não protele a compra e traz credibilidade para a ação.
Participar da Black Friday é importante para um empreendimento varejista? Com certeza é sim, pois são poucas as lojas que não se mobilizam para este dia.
E se você deixar de fazer parte deste evento, perderá espaço no mercado para seu concorrente.
Mas apesar de tudo isso, é importante se atentar para a saúde financeira do empreendimento, pois por mais que seja fundamental a participação da empresa na atividade, ela jamais poderá impactar negativamente nas finanças.
Sendo assim, analise as possibilidades, organize a proposta de participação e obtenha sucesso.
Além de organizar seu empreendimento para participar da Black Friday, pense estrategicamente formas de chamar a atenção do seu cliente quanto aos descontos oferecidos.
Isso porque uma infinidade de varejos estará participando da ação. Logo, você precisará de diferenciais para fazer com que o consumidor opte pelo seu negócio e não pelo do seu concorrente.
Após a Black Friday, é comum ler e ouvir relatos de compradores insatisfeitos com a falsa propaganda proferida por algumas empresas participantes.
Não adianta saber como vender mais na Black Friday para, em seguida, mesmo com aumento de faturamento, ter sua reputação manchada.
As reclamações são sempre sobre os preços. Na tentativa de enganar o cliente e forçar a participação na ação, alguns empreendimentos aumentam os valores dos produtos nos dias anteriores.
Assim, na data determinada para a atividade, ela pode oferecer grandes descontos.
É óbvio que este tipo de comportamento não surtirá efeito positivo e causará problemas à administração.
Portanto, mais uma vez, se você quer saber como vender mais na Black Friday:
Seguindo estas 5 dicas, sua empresa varejista aproveitará bem o momento da Black Friday. E conseguirá, além de boas vendas, reforçar o ótimo relacionamento com os clientes!
Só como exemplo e incentivo, um grande cliente nosso conseguiu triplicar as vendas em um único dia no Black Friday.
E se você também tem alguma dica interessante, que tal contar para nós nos comentários? conte para a gente como vender mais na Black Friday!
Leia também: Como aumentar as vendas no Natal: aproveite essa oportunidade!
O Nérus e um ERP para varejo que ajuda você a planejar suas ações, finanças, estoques, entregas, vendas e muito mais. Ele é completo e tem excelente custo benefício.
Veja mais: O sucesso do cliente é o nosso sucesso! – Case: Isoporlândia Festas
O que você quer encontrar?