Em tempos de economia turbulenta, o setor varejista sofre e luta para se manter ativo. Se de um lado está a recente a queda nas vendas, de outro há o aumento nos custos operacionais e a elevação dos preços dos produtos comercializados. Elevação que nem sempre podem ser repassados para os clientes.
Porém, existe uma alternativa que permite que o volume de negócios seja mantido. E também oferece a perspectiva de que eles cresçam. Estamos falando de técnicas de fidelização de clientes. Por isso, preparamos esse post com 5 dicas de fidelização de clientes no varejo.
Vamos conferir?
Antes, dê uma olhada neste infográfico produzido pela Envision:
Estas 5 estratégias de fidelização de clientes devem ser usadas em conjunto. Estude as características de seu varejo e descubra a melhor forma de implementar estas discas de fidelização em seu negócio.
Qualquer pessoa gosta de ser bem tratada e dá mais valor a quem percebe as necessidades que ela apresenta.
Portanto, procure monitorar a sua clientela, criando um banco de dados consistente sobre os gostos e características de compras. Entre outras particularidades que as pessoas apresentam.
Adotar um software de gestão de clientes para esta tarefa certamente auxiliará na compreensão das demandas e na antecipação da oferta de soluções.
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Quando um cliente é premiado por prestigiar uma empresa ele se sente valorizado. Ao mesmo tempo em que percebe vantagens em fazer compras regulares naquele lugar.
Então:
Com certeza, a pessoa se sentirá reconhecida e entenderá que a sua empresa deseja manter um bom relacionamento com ela.
Quando alguém busca registrar uma reclamação, uma sugestão ou fazer um elogio e acaba permanecendo por minutos aguardando um atendimento, com certeza se sentirá menosprezado.
E ficará irritado por isso, o que é extremamente negativo. Para evitar esta situação e passar ao cliente a mensagem de que a opinião dele é importante de verdade, facilite ao máximo o acesso dele à sua empresa, lançando mão de todos os mecanismos existentes.
Essa é uma das mais importantes dicas de fidelização de clientes.
Softwares de atendimento ao cliente, redes sociais, chat, blog, site, enfim, todos os canais que a sua empresa possui devem permanecer abertos e acessíveis.
Isso para que o cliente possa se manifestar sempre que quiser. Aliás, estes canais com certeza fornecerão informações importantes para abastecer e manter o seu banco de dados.
Contudo, fique atento: tão importante quanto facilitar o recebimento das demandas é a velocidade da resposta, que deve ser a mais rápida possível. Assim, o relacionamento e a fidelização de clientes será mais consistente e efetiva.
O atendimento é a linha de frente do varejo. Priorizar o atendimento é uma das melhores técnicas de fidelização de clientes.
Um funcionário mal-humorado, que desconhece os produtos que negocia, que tem má vontade em atender ou em oferecer opções ou que se apresente em desalinho certamente espantará a cliente, mesmo o mais fiel.
Por isso, priorizar o atendimento, treinando, monitorando, corrigindo desvios e até substituindo pessoas que não se enquadrem no seu ideal de atendimento. Assim, você evitará a evasão da clientela.
Mais do que isso, um bom atendimento, feito por quem se importa de fato com quem está atendendo, que sabe identificar a maneira como as pessoas gostam de ser tratadas possivelmente criará um elo entre o cliente e a sua empresa.
Portanto, inclua entre suas estratégias de fidelização a priorização do atendimento.
Em tempos de crise, as pessoas valorizam mais o próprio dinheiro. Por isso, encontrar “mais do mesmo”, ou seja, encontrar um rol de opções de mercadorias, de atendimento e de benefícios que são comuns no mercado não fará com que o cliente prefira uma empresa a outra.
Portanto, uma das mais importantes dicas de fidelização de clientes é criar diferenciais que não deem a ele a oportunidade de dizer “tanto faz”. E que deixem claro que o seu varejo oferece o melhor que ele pode adquirir com o dinheiro que possui.
A propósito: mais uma vez aquele banco de dados que citamos na primeira dica será precioso para que você possa perceber quais são os diferenciais que o seu cliente espera que você ofereça a ele.
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