Ainda que a precificação signifique muito mais do que um simples cálculo matemático, é preciso partir de algum parâmetro para fazer a colocação, ao menos inicial, dos preços dos produtos no varejo. Então, como é possível fazer isso? Quais são os métodos mais usuais de precificar no varejo?
Essa metodologia utiliza o critério dos preços empregados pela concorrência para vender produtos semelhantes aos que se coloca no mercado. Pode-se oferecer itens de qualidade e preços parecidos com os da concorrência no mercado para torná-los igualmente atraentes para os consumidores, por certo período ou estrategicamente posicionando-se dentro da média de preços praticada para seu público-alvo. Outra tática usual é disponibilizar produtos similares com os preços ligeiramente mais baixos do que a concorrência, com a finalidade de abocanhar determinado segmento de mercado.
Nessa situação prevalece a demarcação dos preços com base nos custos que os produtos determinam para a empresa, pretendendo uma margem de lucro ideal para o negócio. Assim, o gestor pode até aumentar ou diminuir os preços das mercadorias, mas atendendo sempre a necessidade da empresa de gerar uma margem de contribuição positiva para abater todas as despesas e ainda gerar lucros.
O método por demanda emprega os tipos de preços conforme as necessidades do mercado perante os artigos em dada época. Mas as estratégias são bastante variáveis: pode-se aproveitar um momento em que existem muitos pedidos para aumentar os preços e lucrar mais ou para diminuir os preços e conquistar mais mercado, por exemplo. Pode-se também fazer promoções significativas nas épocas de baixa procura para acabar com os estoques daqueles produtos que se aproximam das datas de validade ou que apresentem pouca procura, entre outras táticas mercadológicas.
A escolha dos preços que serão praticados depende de o gestor ter o conhecimento e controle das informações financeiras e do cenário de mercado que o seu negócio lhe apresenta naquele instante, a fim de que suas decisões sejam pertinentes e tragam bons resultados para a sua empresa. Seu diferencial de momento poderá ser a oferta de descontos e promoções, por exemplo. No caso do varejo, a gestão de preços é delicada, porque deve acompanhar de perto as mudanças dos mercados — algo que acontece muito rapidamente. Sendo assim, é preciso ter atenção também à gestão de descontos e à gestão de promoções da marca.
Gestão de preços através de descontos, de promoções e utilização da tecnologia como aliada são outras estratégias para precificação. Quer aprofundar sobre este tema? Leia também:
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