nerus
Área do cliente

O que é funil de vendas e como usar as 3 fases da jornada do cliente no varejo digital?

o que é funil de vendas

Você sabe o que é funil de vendas? Estamos falando sobre uma estratégia extremamente vantajosa para o marketing voltado à gestão de varejo, especialmente, quando aplicado em conjunto com planejamentos para o e-commerce (ou comércio eletrônico). 

O principal objetivo do que é funil de vendas é atrair novos clientes e, ao mesmo tempo, manter por perto aqueles que já conhecem o seu negócio. 

Por isso, essa estratégia de vendas no varejo se tornou um dos principais elementos do Inbound Marketing, isto é, na criação de conteúdo para cativar o público.

Vale ressaltar que, ao longo do processo de vendas no varejo, as empresas lidam diariamente com um grande volume de possíveis clientes e, em meio disso, várias decisões de compra - principalmente com pessoas que entram no ponto de venda para conhecer os produtos. 

Portanto, é comum que ocorram objeções, perdas e ganhos de clientes nesse contexto.

Contudo, com o funil de vendas no varejo é possível concentrar esforços para maximizar e aproveitar melhor os recursos disponíveis e, assim, ter resultados cada vez mais positivos.

Mas o que é Funil de Vendas?

Conhecido também como pipeline, o funil de vendas nada mais é que um modelo estratégico que ilustra a jornada do cliente em sua decisão de compra, desde o primeiro contato com a empresa até a concretização da venda, isto é, o fechamento do negócio. 

Assim, o que é funil de vendas concentra uma série de etapas, que têm como principal objetivo ajudar os empreendimentos a visualizarem como ocorrem os processos de decisão dos consumidores.

O funil de vendas no varejo é usado pelas empresas para conduzir seus potenciais clientes a um determinado caminho e, desse modo, aumentar a taxa de conversões.

A taxa de conversão corresponde a quantidade de pessoas que efetivam a compra. 

Vale destacar que a “compra” não é um processo homogêneo e simples, pelo contrário, o cliente passa por vários momentos que podem afastá-lo ou aproximá-lo da ação de comprar.

De maneira geral, o funil de vendas no varejo acompanha:

  • o visitante (prospect);
  • a conversão em leads;
  • a atração por oportunidades;
  • a concretização das vendas.

O prospect é a denominação para a pessoa que busca informações sobre o tema que você aborda em suas estratégias de marketing. 

Por exemplo, uma empresa especializada em pisos e revestimento pode produzir um conteúdo sobre piso laminado escuro, fornecendo detalhes sobre o material, as vantagens de aplicação e demais curiosidades. 

Assim, uma pessoa que esteja buscando essas informações poderá encontrar no site da empresa. Esse pode ser o primeiro contato, que culminará na conversão em leads.

O lead é conhecido como o cliente em potencial, pois além de demonstrar interesse sobre o conteúdo, também se enquadra na persona da empresa e ótimas chances de efetivar uma compra. 

Ora, voltando na empresa de pisos e revestimentos, além de verificar informações sobre o piso laminado, o lead pode entrar em contato, pedindo um orçamento do produto ou de outros itens.

Quer dizer que, para ser convertido em lead, é preciso que o usuário:

  • tenha identificado um problema;
  • iniciado a busca por soluções;
  • encontrado informações relevantes;
  • autorizado que a marca fale diretamente com ela.

Como consequência, temos a atração de oportunidades para a venda.

Com base nessas definições, percebe-se que o prospect está no início da jornada de compra e, por isso, necessita de incentivos para avançar no processo.

Assim, as empresas devem focar nesse público, com conteúdos educativos e úteis às suas preferências e necessidades.

Imagine uma empresa de pintura residencial. Ela pode atrair os prospects informando sobre os possíveis intervalos de uma manutenção de residências, ou sobre as tendências para decoração de imóveis e como investir em materiais de qualidade. 

Com isso, é possível atrair um público que tem interesse em saber mais sobre reforma de fachada, métodos decorativos de pintura, entre outros aspectos.

Principais etapas do funil de vendas no varejo

O Funil de Vendas está dividido, basicamente, em três etapas:

  • o topo;
  • o meio;
  • o fundo.

Elas também são chamadas de ToFu, MoFu e BOFu, respectivamente. 

o que é funil de vendas

Fonte: Take

Cada uma das categorias permite detectar as correções necessárias para não reduzir o volume de vendas, identificar os prospects e convertê-los em leads.

1. Topo do Funil (ToFu)

Dentro do que é funil de vendas no varejo, o topo é a etapa de consciência, ou seja, antes disso, a pessoa era indiferente à sua necessidade ou problema. 

Ela não procurava ou buscava nenhum produto e/ou serviço, pois desconhecia a sua própria demanda.

Mas, ao primeiro contato com o conteúdo da empresa é ativado um gatilho e, como consequência, o usuário passa a procurar por mais informações.

É nesse momento que a empresa deve se colocar como especialista em determinado assunto, demonstrando:

  • autoridade;
  • conhecimento;
  • competência. 

Portanto, voltando ao exemplo anterior, além da pintura de fachada a empresa pode realizar serviço de gesso para imóveis - que é muito mais econômico e versátil. 

Assim, pode-se fornecer materiais para que o visitante conheça mais sobre a atividade e o material, compartilhando as principais informações.

Em caso de dúvidas, o usuário poderá entrar em contato diretamente com o empreendimento.

Na maioria das vezes, não se sabe muita coisa sobre esses visitantes (perfil médio, preferências, etc). Por isso, é preciso educá-los, para aumentar as chances de conversão em leads, passando do topo para o meio do funil.

Vale ressaltar que apenas uma porcentagem das pessoas que entram no funil de vendas percorre todo o caminho, até a transformação em cliente. Por esse motivo, o trabalho de atração é muito importante, já que é preciso gerar um número alto de prospects.

2. Meio do Funil (MoFu)

O meio do funil concentra as pessoas que já foram atraídas para a empresa e estão considerando uma possível compra.

Nesta etapa do processo de vendas no varejo, já sabe-se um pouco mais sobre o perfil dos leads, pois eles entraram em contato fornecendo nome, endereço, e-mail, entre outras informações.

Usando os exemplos anteriores, a pessoa pode ir até a loja (fisicamente ou virtualmente) após ler um determinado conteúdo (como as dicas de decoração de fachadas) e começar a decidir sobre os materiais compráveis (como uma cantoneira de ferro, uma tinta nova, um novo serviço em gesso, entre outros).

Contudo, mesmo o lead demonstrando um certo interesse uma dica para aumentar as vendas no varejo é continuar a guiar esforços para que ele de fato concretize a compra. 

Essa estratégia pode ser feita por meio de ações de convencimento como:

  • um bom atendimento;
  • disponibilização de valores;
  • formas diferenciadas de pagamento;
  • descrição das vantagens do produto e outras considerações importantes para influenciar a tomada de decisão.

A principal recomendação é sempre ser sincero com o lead. Ou seja, veja se determinado produto irá realmente atender às necessidades do cliente e apresenta outras alternativas viáveis. 

Por exemplo, ao invés de redecorar a fachada, como apresentado nos exemplos anteriores, o cliente pode somente trocar a entrada por uma porta de aço reforçada, que será um acessório muito mais eficiente e com preço menor de investimento.

A sinceridade também ajuda na fidelização dos clientes. Ao saber que determinada empresa realmente se importa com os interesses do público, os consumidores tendem a dar mais credibilidade ao empreendimento e indicá-lo para mais pessoas. 

Portanto, ser sincero ajuda muito na jornada de compra, mas também no Marketing de Relacionamento.

3. Fundo do Funil (BOFu)

No fundo do funil lida-se com os MQLs (Marketing Qualified Lead, ou leads qualificados, tradução em português), que são os lead que passaram por todo o processo de educação e estão prontos para efetivar a compra

Nesta etapa, criam-se oportunidades, pois os leads já estão cientes do problema e buscam soluções possíveis.

Aqui, estabelece-se a relação de confiança. A empresa precisa portar-se como autoridade no assunto, ser sincera e, ainda, oferecer boas resoluções aos clientes.

A intenção das estratégias de vendas no varejo é mostrar que a empresa não é uma simples loja de varejo, mas sim, uma parceira para os negócios.

Portanto, se um lead qualificado está procurando por uma boa iluminação para piscina, uma alternativa possível é apresentar resultados satisfatórios com uma lâmpada específica, com demonstrações e fotos. 

Além disso, durante o atendimento, a empresa pode ressaltar as qualidades do produto (economia de energia elétrica, longa vida útil, alta potência de iluminação, etc).

O fundo do funil também permite mensurar resultados da estratégia de marketing. Por exemplo, em uma empresa de revisão automotiva, percebeu-se que grande parte dos clientes que efetivaram a compra eram pessoas de 30 a 45 anos de idade. 

Dessa forma, é possível planejar ações para essa faixa etária de público, tornando o marketing ainda mais direcionado e efetivo.

Além disso, através da mensuração de resultados, o desempenho da empresa pode ser avaliado. Assim, se ele estiver baixo significa que é o momento de identificar problemas e fazer ajustes na estratégia de funil. Mas, se estiver alto, o melhor é seguir em frente com a ação de marketing.

E ai? Compreendeu o que é funil de vendas no varejo e como aplicá-lo ao seu negócio?

Para complementar nossas explicações indicamos que assista ao vídeo abaixo. Ele apresenta uma explicação bem didática para você aplicar o modelo em sua estratégia. Confira!

Esteja presente nos canais que seu cliente frequenta!

Agora que você já compreendeu o que é funil de vendas no varejo é preciso ficar atento e mais um fator determinante para o sucesso dessa estratégia: a integração de canais. 

Para você conseguir atrair usuários e transformá-los em cliente sua empresa precisa estar nos canais em que seus potenciais clientes estão. E a presença não é um fator isolado!

É preciso criar uma estratégia que permita a integração de todos os canais de vendas e marketing que você oferece, por exemplo, lojas físicas, redes sociais, vendas em marketplace ou ecommerce.

Como fazer isso? 

O Nérus O2 é uma plataforma de integração omnichannel que funciona como hub de integração de marketplace, hub de e-commerce e integrador de ERP que permite lojas físicas se tornarem lojas virtuais integradas ao maiores marketplaces do brasil, sem trocar de software de gestão para varejo ou plataforma de e-commerce.

Gerencie seu estoque físico e virtual de forma integrada e suas vendas omnichannel de forma centralizada.

Assim, você digitaliza seu varejo, reduz custos operacionais e aumenta seu faturamento de forma prática e segura!

→ Conheça o Nérus O2 ←

Para mais informações, preencha o formulário abaixo e receba uma avaliação gratuita dos nossos especialistas!

 

Leia também: Marketing de Relacionamento para autopeças varejista

Leia também: Por que investir em Marketing de Conteúdo para sua loja virtual?

Leia também: Como a Internet das Coisas pode influenciar no e-commerce

Leia também: A importância do Marketing de Relacionamento para e-commerce

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Assine nossa Newslatter

Assine nossa Newsletter

Newsletter
© 2021 Nérus. Todos os direitos reservados - .
cross