Como fazer para chamar a atenção do consumidor a tal ponto que ele se sinta seduzido a entrar na loja?
Como desvendar os hábitos de consumo e preferências do cliente?
Quais estratégias podemos utilizar para ganhar o consumidor no momentos mais adequado para a compra?
Como fazer a oferta certeira para ter sucesso nas vendas?
Essas e outras perguntas são respondidas pelo que hoje chamamos de pocket retail ou varejo de bolso.
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O que é pocket retail, afinal?
O conceito de pocket retail faz referência a um conjunto de processos e tecnologias que buscam mapear as demandas e os hábitos de consumo dos clientes, por meio de recursos como a geolocalização.
Mas como funcional esse tal varejo de bolso? É isso que você vai entender agora!
Sistemas monitoram de forma constante a localização do consumidor dentro da loja ou nas proximidades dela para que o varejista possa identificar o que interessa ao cliente. Assim é possível fazer ofertas - via celular - muito mais precisas e que vão ao encontro à real demanda do comprador.
É quase como adivinhar o que o cliente quer comprar. Esse formato é estratégico para diminuir o incômodo com propagandas de produtos que não fazem parte do contingente de interesses do cliente. Eficiente para quem vende, prático para quem compra.
Uma pesquisa divulgada pela Millward Brown - um dos maiores institutos de pesquisa sobre marcas, comunicação e mídia do mundo - mostrou que 40% dos consumidores permitiriam fornecer a localização em troca de informações de produtos e serviços.
Antigamente, as marcas tinham que recorrer aos jornais para se disseminar. Depois, foram o rádio e a TV. A bola da vez é, certamente, o celular, em função do desenvolvimento das tecnologias mobile.
Pela praticidade que o sistema representa para o varejista e para o consumidor, a expectativa não poderia ser outra se não de crescimento. Dados da consultoria européia Berg Insight apontam que as plataformas que utilizam geolocalização devem corresponder a 28% de toda a receita de publicidade móvel.
Não por acaso, as empresas têm demandado iniciativas que supram a procura por tecnologias inteligentes e otimizem o contato direto com o consumidor por meio do celular.
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Um dos exemplos mais completos é o Nérus SR, desenvolvido pela Nérus em parceria com a Handcom. O aplicativo para Android e iOS permite que o lojista identifique a posição física do cliente via georeferenciamento ou micro localização. Assim, é possível convidá-lo a entrar na loja.
Já dentro da loja, o Nérus SR é capaz de identificar hábitos de consumo do comprador e convidá-lo a experimentar uma entre várias campanhas nas quais ele pode se encaixar. Tudo isso funciona de forma integrada ao Nérus.
Apesar de todas as facilidade, aplicativos como o Nérus SR não podem ser entendidos como um mero disseminador de publicidades certeiras.
É importante quando a tecnologia reflete a cultura do varejista em desenvolver políticas de relacionamento com o cliente, de conformidade com o que é interessante para o consumidor.
A tecnologia, aliada à sensibilidade e preparação do varejista, é uma plataforma de impulso para o sucesso do negócio. Portanto, não deixe de ficar atento às novas tecnologias.
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