nerus
Área do cliente

Varejo de bolso ou pocket retail, você conhece esse modelo de negócio?

pocket retail

Como fazer para chamar a atenção do consumidor a tal ponto que ele se sinta seduzido a entrar na loja?

Como desvendar os hábitos de consumo e preferências do cliente?

Quais estratégias podemos utilizar para ganhar o consumidor no momentos mais adequado para a compra?

Como fazer a oferta certeira para ter sucesso nas vendas?

Essas e outras perguntas são respondidas pelo que hoje chamamos de pocket retail ou varejo de bolso.

Confira também: Agendamento de entrega: veja como melhorar o processo de entrega de produtos aos seus clientes

Como usar o pocket retail (ou varejo de bolso) em seu negócio

O que é pocket retail, afinal?

O conceito de pocket retail faz referência a um conjunto de processos e tecnologias que buscam mapear as demandas e os hábitos de consumo dos clientes, por meio de recursos como a geolocalização.

Mas como funcional esse tal varejo de bolso? É isso que você vai entender agora!

Funcionamento do pocket retail

Sistemas monitoram de forma constante a localização do consumidor dentro da loja ou nas proximidades dela para que o varejista possa identificar o que interessa ao cliente. Assim é possível fazer ofertas - via celular - muito mais precisas e que vão ao encontro à real demanda do comprador.

É quase como adivinhar o que o cliente quer comprar. Esse formato é estratégico para diminuir o incômodo com propagandas de produtos que não fazem parte do contingente de interesses do cliente. Eficiente para quem vende, prático para quem compra.

Dados de pesquisa comprovam a eficácia do varejo de bolso

Uma pesquisa divulgada pela Millward Brown - um dos maiores institutos de pesquisa sobre marcas, comunicação e mídia do mundo - mostrou que 40% dos consumidores permitiriam fornecer a localização em troca de informações de produtos e serviços.

Antigamente, as marcas tinham que recorrer aos jornais para se disseminar. Depois, foram o rádio e a TV. A bola da vez é, certamente, o celular, em função do desenvolvimento das tecnologias mobile.

Pela praticidade que o sistema representa para o varejista e para o consumidor, a expectativa não poderia ser outra se não de crescimento. Dados da consultoria européia Berg Insight apontam que as plataformas que utilizam geolocalização devem corresponder a 28% de toda a receita de publicidade móvel.

Não por acaso, as empresas têm demandado iniciativas que supram a procura por tecnologias inteligentes e otimizem o contato direto com o consumidor por meio do celular.

Este post também pode interessar você: O novo consumidor e seu impacto na transformação digital do varejo

Nérus SR: plataforma de varejo que engorda seu bolso

Um dos exemplos mais completos é o Nérus SR, desenvolvido pela Nérus em parceria com a Handcom. O aplicativo para Android e iOS permite que o lojista identifique a posição física do cliente via georeferenciamento ou micro localização. Assim, é possível convidá-lo a entrar na loja.

Já dentro da loja, o Nérus SR é capaz de identificar hábitos de consumo do comprador e convidá-lo a experimentar uma entre várias campanhas nas quais ele pode se encaixar. Tudo isso funciona de forma integrada ao Nérus.

Apesar de todas as facilidade, aplicativos como o Nérus SR não podem ser entendidos como um mero disseminador de publicidades certeiras.

É importante quando a tecnologia reflete a cultura do varejista em desenvolver políticas de relacionamento com o cliente, de conformidade com o que é interessante para o consumidor.

A tecnologia, aliada à sensibilidade e preparação do varejista, é uma plataforma de impulso para o sucesso do negócio. Portanto, não deixe de ficar atento às novas tecnologias.


Leia também: Vale a pena investir em um e-commerce? Descubra!

Assine nossa Newslatter

Assine nossa Newsletter

© 2021 Nérus. Todos os direitos reservados - .