Abandono de carrinho, já ouviu falar? Ele é a via de mão dupla de frustração tanto para quem possui e-commerce, quanto para quem deseja fazer compras através deste segmento.
Pensando nisso, preparamos esse conteúdo que vai te ajudar a descobrir um pouco mais acerca desse conceito - que não é nada agradável - e as principais dicas para driblar essa situação. Vamos lá?
Primeiramente, o abandono de carrinho nada mais é do que quando o usuário navega pelo seu e-commerce, adiciona itens no carrinho e, por um conjunto de fatores que pode ir de preço até a dificuldade de navegação, não conclui a compra.
Assim, é tão importante se atentar para alguns fatores como forma de diminuir essa taxa de abandono. Afinal, quanto maior a taxa de abandono de carrinho, menor a taxa de conversão.
Geralmente, são pequenos fatores que causam o abandono do carrinho, mas esses detalhes são cruciais para uma loja e seu faturamento. De acordo com algumas pesquisas, no e-commerce a taxa de abandono de carrinho chega a mais de 70%, gerando um prejuízo de aproximadamente R$4 trilhões de dólares para as empresas.
Quais fatores são esses? Confira a seguir.
Aqui, é extremamente necessário entender que a desistência pode ocorrer tanto por motivos pessoais do suposto cliente, como por estímulos dentro do próprio e-commerce que o motivaram ao abandono do carrinho.
Por isso, fazer algumas perguntas, lógicas e racionais, são de extrema valia para chegar a uma resposta concreta e contornar a situação.
Ou seja, para descobrir os motivos reais, é conveniente fazer algumas pesquisas com supostos leads para compreender o que os levam à desistência sem deixar de se atentar para outras supostas circunstâncias.
Mas, de forma geral, os principais fatores que geram o abandono são:
Inicialmente, não há nada mais frustrante para um cliente do que fazer todo o passo a passo no e-commerce e ao final dele desistir da compra porque, na situação específica, o frete estava mais caro que a compra em si, ou alto demais em relação a alguns concorrentes.
Ou seja, para converter o visitante em um cliente fixo, é necessário se atentar para esse fator chave que é encontrar um caminho de benefícios para ambos os lados.
Atualmente, existem empresas que flexibilizam questões como fretes e entregas acessíveis para todo o Brasil. Investir nessas possibilidades com certeza colocará o seu e-commerce à frente e reduzirá possíveis desistências.
Uma boa solução para esse problema é também oferecer a opção “retire na loja”. Assim, a entrega é mais rápida e não gera custos para a empresa. Ou seja, é responsabilidade do cliente a retirada.
A plataforma do seu e-commerce no digital existe para facilitar tanto a compra do suposto cliente quanto a navegação dele em todo o site.
Facilitar os mecanismos de buscas, otimizar os processos dentro do ambiente de navegação provoca empolgação e ânsia para terminar logo o processo, isto se porventura o que ele busca em seu site casar com as necessidades dele.
Por isso, invista na experiência do usuário e em botões CTA’s, que guiam o usuário para a compra durante toda a jornada no site.
O homem atual é atarefado e com pouco tempo em sua agenda. Geralmente, quando ao final da compra, o site exibe os dias úteis para entrega e estes são exorbitantemente demorados, isso o faz migrar para a concorrência.
Dessa forma, reduzir o tempo de entrega para um tempo acessível é primordial nesse quesito. Isso influencia na conquista o cliente e ameniza a sua pressa.
O abandono de carrinho também pode ser causado pelo fato de você não possuir ou não conhecer bem a persona ideal para o seu e-commerce.
Dar um rosto, um nome e algumas características a sua marca a levará a se conectar com pessoas reais, com as características e necessidades que sua marca possui.
Conheça e crie a persona ideal. Saiba quais seus gostos e preferências pessoais e de consumo, o que gosta de ouvir, ver, onde vai, quem são as pessoas que a influenciam... Enfim, o que motiva a realização de uma compra.
Siga as dicas acima e atente-se sempre aos sinais para evitar o abandono de carrinhos. Lembre-se que, no digital, todo detalhe faz a diferença para realizar uma conversão.
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