4ª dica para vender mais nos marketplaces: cuidados com o Frete

4ª dica para vender mais nos marketplaces: cuidados com o Frete 600 350 Cléber Piçarro

A importância do Frete e do Prazo e como o frete se confunde com preço. 

Nossos clientes nos perguntam com frequência: devemos baixar nossos preços para vender mais na internet (e-commerce ou marketplace). Sempre respondemos: preço é apenas um entre vários critérios do consumidor on-line.

Porque estamos falando isso?

Simples, sempre que falamos de preço na internet, temos que pensar que o preço do frete precisa ser incluído e normalmente ele pode pode ser muito alto. Em alguns casos, quase mais caro do que o produto, dependendo do valor do item, da distância e do peso do produto comprado.

Nossos clientes, a grande maioria varejistas e indústrias com pouca experiência online, ainda resiste a isto.

Vamos explicar um pouco mais

Um de nossos clientes, vende móveis em lojas físicas e pela internet, em especial através de marketplaces. Eles estão no interior de SP. Há aproximadamente venderam um sofá para Manaus onde o frete foi mais caro que o sofá.

Como isso é possível? Simples, o consumidor não encontrou na região o produto que ele queria e se dispôs a pagar o custo total, envolvendo produto, frete e, nunca se esqueça que tempo é dinheiro, o prazo de entrega.

Ou seja, no final o que conta é a combinação preço do produto, preço do frete e prazo de entrega. Um produto mais barato nem sempre será vendido se o frete for muito caro. Um produto mais caro pode ser vendido para um local onde o frete seja competitivo.

Logo, para vender online é importante estar atento ao frete.

Quando se utiliza uma plataforma como Mercado Livre ou B2W você terá várias alternativas de entrega. Desde soluções de entrega oferecidas pela própria plataforma (mercado envios por exemplo) até entregas feitas por frota própria. Logo, é importante estar muito atento a isso.

Pensar em plataformas integradas para gestão de fretes (Intelipost ou Melhor Envios) pode fazer a diferença. Contudo, a grande dica é pensar na sua estratégia de vendas online. Se seus produtos forem competitivos próximo da sua sede, prestadores de serviço que oferecem entregas no dia seguinte a preços competitivos farão toda a diferença.

Se seus produtos forem competitivos próximos a grandes centros (Rio,  SP ou BH, por exemplo) e tiver um volume relevante de vendas, você possivelmente irá aderir a uma solução de fulfillment do próprio marketplace. Analise suas vendas, definir onde irá investir e escolha os canais que ofereçam a melhor combinação de custo e prazo. 

Quer saber mais sobre como ir para o mundo digital de forma segura e com sucesso, entre em contato com a Nérus e conheça nossos produtos e serviços.

Ajudamos nossos clientes a vender pela internet (e-commerce e marketplaces) de forma totalmente integrada com seu ERP atual.  Tudo isso se reverte em qualidade de atendimento e redução de custos. 

Compartilhe