nerus
Área do cliente

Transformação digital no varejo: como fazer e por onde começar?

transformação digital no varejo

Estamos na era das mudanças tecnológicas e isso todos nós já percebemos. A transformação digital no varejo, em especial, está balançando as estruturas tradicionais. O e-commerce e o marketplace vieram para ficar e vão marcar o futuro do varejo.

Enquanto espera-se que em 2019 o varejo brasileiro como um todo tenha crescido em torno de 2%, a expectativa para o e-commerce é de 12% ou mais (um crescimento seis vezes maior). Já para os marketplaces a previsão é de um crescimento de mais de 40% (isso mesmo! Vinte vezes mais).

No mundo, o e-commerce já representa 15% de tudo que é comercializado enquanto que no Brasil chegamos perto de 5% em 2019. Ou seja, o consumidor já é multicanal (omnichannel) e continuará a experimentar estas inovações e a mudar¹ cada vez que algo novo aparecer e melhorar seu dia-a-dia. Não há como evitar.

É preciso encarar essas inovações digitais no varejo tradicional e se adaptar. Existem dezenas de possibilidades em termos de tecnologia: e-commerce, marketplace, omnichannel, nuvem, apps, IOT, Inteligência artificial, bots, etc. Contudo, muitas alternativas acabam confundindo quem precisa tomar as decisões.

O que é a transformação digital no varejo?

A primeira questão é o que significa a tal transformação digital no varejo. De acordo com vários autores especializados na área, essa transformação é caracterizada por mudanças na estratégia e no modelo de negócio através da tecnologia. Essas mudanças criam valor para o consumidor e para a empresa¹.

Ou seja, simplesmente a tecnologia não explica o salto que algumas empresa estão alcançando. A tecnologia sozinha não vai agregar o valor que sua empresa espera e não vai te ajudar na transformação digital do seu varejo. É preciso pensar na estratégia e no modelo de negócio. 

Você, varejista, precisa visualizar como a transformação digital no seu varejo pode aumentar os lucros e a receita. Isso se faz com a ajuda de consultores, mas em especial com o envolvimento dos seus gerentes e diretores. Não é possível simplesmente delegar isso a terceiros.

Você pode e deve investir em pessoas e em tecnologia, mas a transformação digital no seu varejo deve ser pensada à luz do seu negócio com o envolvimento das melhores cabeças da empresa.

Transformação digital no varejo: por onde começar?

Ai vai a segunda questão: por onde começar a transformação digital no meu varejo? Apesar de óbvio é importante ressaltar: comece pelo começo, aos poucos, respeitando a capacidade de aprendizado e adaptação da empresa!² Muitos consultores esquecem de dizer que tudo tem um início e isso deve ser respeitado.

A adaptação da estratégia e do modelo de negócio deve ser gradual, ainda que com a maior rapidez possível, pois o mercado exige velocidade. Comece o quanto antes e com cuidado. Para isso você terá que:

  • entender seu modelo de negócio atual,
  • escolher um ponto onde melhorar seu negócio e
  • testar muito².

É um processo que exige paciência e persistência.

Na visão da Nérus, o começo passa pela integração do offline (lojas físicas) e online (e-commerce e marketplaces). Veja alguns passos que podem te ajudar a migrar para o varejo digital:

  1. Utilize o que você já tem: aproveite ao máximo a estrutura administrativa já existente na loja física, os fornecedores atuais, o mix de produtos, o conhecimento sobre o consumidor, a logística, tudo que for possível.
  2. Escolha por onde começar: as opções são variadas, entre elas estão catálogo virtual, e-commerce, marketplace, retira na loja, envia da loja, drop-shipping, etc. Escolha a estratégia que mais funciona para o seu negócio e mãos à obra.
  3. Experimente e aprenda: teste novas estratégias e aprenda com seus erros. Não existe uma fórmula mágica para fazer a transformação digital do seu varejo, mas sim um caminho com muito aprendizado.

É uma questão de começar rápido para aprender rápido. Não é uma questão de ir ou não ir. Varejistas físicos são especialistas em comportamento do consumidor. Logo, terão que fazer o mesmo nos meios digitais. Da mesma forma que aprenderam a vender na rua, shoppings, catálogos, revendedores, entre outros, agora precisam aprender a vender pela internet de forma integrada com a lojas físicas.

Comece rápido e boa sorte!

Referências

¹ BELL, David R.; GALLINO, Santiago; MORENO, Antonio. How to win in an omnichannel world. MIT Sloan Management Review, 2014, 56.1: 45.
²VERHOEF, Peter C., et al. Digital transformation: A multidisciplinary reflection and research agenda. Journal of Business Research, 2019.

Como fazer a transformação digital do seu varejo na prática?

Agora que você já conheceu um pouco mais sobre as inovações digitais no varejo, que tal descobrir como fazer na prática essa transformação no seu negócio? O Nérus O2 pode te ajudar nesse processo.

O Nérus O2 é um super hub de integração de marketplace, hub de e-commerce e integrador de ERP que permite lojas físicas se tornarem lojas virtuais integradas ao maiores marketplaces do brasil, sem trocar de software de gestão para varejo ou plataforma de e-commerce.

Gerencie seu estoque físico e virtual de forma integrada e suas vendas omnichannel de forma centralizada.

Assim, você digitaliza seu varejo, reduz custos operacionais e aumenta seu faturamento de forma prática e segura!

→ Conheça o Nérus O2 ←

Para mais informações, preencha o formulário abaixo e receba uma avaliação gratuita dos nossos especialistas!

Fale Conosco

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Assine nossa Newslatter

Assine nossa Newsletter

Newsletter
© 2021 Nérus. Todos os direitos reservados - .
cross