Fulfillment, ou Order Fulfillment, trata-se do conjunto de processos logísticos e operacionais envolvidos em vendas online. Ele abrange desde o processamento do pedido até a separação no estoque, embalagem, entrega e pós-venda junto ao consumidor. O que pode ser definido, também, como a estrutura logística de um negócio digital.
A eficiência nessa cadeia gera benefícios diretos na experiência do cliente. Representando uma ação determinante para alguns negócios. Afinal, diversas empresas possuem bons produtos, mas perdem credibilidade se:
Assim, percebemos que o fulfillment é muito relevante. Logo, ele dá visibilidade sobre a jornada dos pedidos. Inclusive, desde o checkout até a entrega.
Por que se desgastar com o todo o processo logístico quando tudo isso pode ser facilitado com a tecnologia? Com o fulfillment, em vez de manter um estoque físico e realizar todas as etapas logísticas por conta própria, o lojista terceiriza todas essas atividades. Assim, pode se concentrar somente nas vendas. O que é muito útil para qualquer negócio digital.
De forma geral, tudo funciona mais ou menos assim: a loja virtual recebe o pedido e o repassa para o operador de fulfillment. Contudo, o comum é que isso aconteça com a intermediação da tecnologia. Desta forma, o sistema do lojista (normalmente um ERP) se comunica com o sistema do operador de fulfillment, que se responsabiliza pelo resto do processo.
O lojista só precisa repor o estoque de produtos junto ao operador e deixar a atividade fluir normalmente.
O fulfillment possui algumas etapas básicas, confira cada uma delas a seguir.
Tudo inicia com o armazenamento dos produtos que serão vendidos no seu negócio digital. Isso pode ser feito com um armazém próprio ou recorrendo ao estoque de terceiros (dropshipping). Nesse caso, é importante contar com sistemas que asseguram um excelente controle de inventário e reposição pós-vendas.
Após o processamento dos pedidos é preciso localizar o produto dentro do estoque e coletar a quantidade que será enviada.
Depois que houve a seleção para o pedido, é necessário embalar de forma que não ocorra qualquer avaria durante o frete. Portanto, o processo precisa ser ágil e ao mesmo tempo qualificado, sem gerar custos extras para o seu negócio digital.
Com o produto embalado, é preciso realizar a condução do armazém até o endereço de entrega. Lembrando, é claro, de garantir a pontualidade e integridade dos itens.
Por fim, o processo pode exigir soluções tecnológicas que permitam o rastreamento em tempo real.
Concluídas as etapas anteriores, nessa é coletado o feedback do cliente após a entrega do produto. Em seguida, são administrados casos como trocas e devoluções, que exigem a estruturação de um sistema de logística reversa.
Para deixar todas essas etapas bem alinhadas, não dá para deixar de lado a tecnologia. Logo, em termos de tecnologia, é preciso encontrar um parceiro que ofereça suporte a este tipo de operação.
Por exemplo, a Nérus, possui sistemas que permitem você fazer suas vendas no fulfillment.
O Nérus BackOffice é um ERP robusto com desempenho superior, velocidade e recursos que os outros não possuem
Antes de mais nada, ele visa garantir que varejistas digitais controlem suas operações com muito mais eficiência e continuem a crescer.
Então, são benefícios do produto para o seu negócio digital:
Agora que você já sabe como funciona o fulfillment e como implementá-lo no seu negócio digital através do nosso ERP, otimize a sua logística.
Afinal, quanto mais alinhada cada uma das etapas citadas, maior é o potencial do seu negócio crescer e lucrar cada vez mais. Navegue pelo nosso site e conheça mais detalhes. Até mais!
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