nerus
Área do cliente

4 ideias para melhorar a produtividade da empresa

ideias para melhorar a produtividade

O Conselho de Emprego e Relações do Trabalho da Fecomercio-SP divulgou dados que diziam que, no Brasil, os trabalhadores levam 1 hora para produzir o que, nos Estados Unidos, é feito em 15 minutos. Isso significa que nosso rendimento é baixo, e que é preciso pensar em ideias para melhorar a produtividade da empresa. 

Mas não caia no erro de imaginar que um índice assim depende exclusivamente do ritmo e da capacidade dos colaboradores! Em muitos casos, as próprias empresas não oferecem os equipamentos adequados e não investem em atualizações nos processos. 

Pode parecer que não, mas adotar simples medidas para tornar a rotina mais dinâmica pode fazer toda a diferença na produtividade da empresa. 

Quer algumas ideias para melhorar a produtividade da empresa? Então continue a leitura do post! Daremos 4 dicas fundamentais para dinamizar processos e trazer melhores resultados

1.Trabalhe com metas e objetivos

A primeira dica diz respeito ao Norte dos colaboradores. Assim como os gestores e diretores trabalham com foco em objetivos estratégicos, é preciso deixá-los claros, também, para os funcionários. 

O ditado é claro: quando não se sabe para onde ir, qualquer caminho é o correto.🤷‍♂️ E sabemos que, com a correria da rotina e a intensidade da concorrência, caminhar por aí sem rumo definitivamente não é uma boa ideia. 

Metodologia SMART

Você sabe o que é uma meta SMART? Ela é construída com base em preceitos mundialmente seguidos. A metodologia SMART é baseada na definição de expectativas claras e objetivas, maximizando as chances de alcançá-las. 

Em vez de criar objetivos vagos e pouco esclarecedores (como acontece na maioria das vezes), a configuração das metas SMART determina trajetórias claras ​​em direção a um objetivo, com marcos e estimativas de como atingir a meta sem rodeios.

A sigla SMART é um acrônimo para: 

  1. Específico (Specific, em inglês):
  2. Mensurável (Measurable);
  3. Atingível (Assignable);
  4. Relevante (Relevant);
  5. Temporal (Time-based).

Em essência, as metas SMART precisam ser detalhadas, acessíveis à realidade do setor em questão, de fácil acompanhamento e contabilização, importantes para o cumprimento do objetivo principal da empresa e baseados em um intervalo de tempo (que pode ser determinado, por exemplo, pela duração de uma promoção). 

2. Pense fora da caixa

Outro segredo para integrar processos organizacionais e trazer produtividade à empresa é investir em metodologias diferentes das convencionais. 

Muitas vezes, o condicionamento e o excesso de rotina acabam fazendo com que os colaboradores deixem de trabalhar motivados, o que contribui para que tarefas antes realizadas com agilidade passem a ser executadas em um tempo maior e, em alguns casos, sem assertividade.

Implantar e alimentar uma cultura de inovação pode ser uma das mais poderosas ideias 🦸 para melhorar a produtividade da empresa! 

Eventos e treinamentos 

Para isso, invista no desenvolvimento dos colaboradores! Crie um cronograma de eventos e treinamentos que tragam provocações sobre formas diferentes de fazer aquilo que ele faz todos os dias de forma quase automática. 

Desperte sentimentos de afetividade com a empresa e conecte o papel do colaborador na empresa às suas metas pessoais de vida. 

Leve a equipe para lugares diferentes, em contato com a natureza ou com uma estética completamente distinta daquela frequentada diariamente. 

Depois de realizar cada evento, não se esqueça de coletar as impressões e resultados. Nossa aposta é de que serão incrivelmente positivos, e que trarão consequências perceptíveis em termos de produtividade!

Estímulo à cocriação

Outro item da lista de ideias criativas para implantar na empresa é criar atividades de estímulo à cocriação. 

O conceito, que vem se popularizando a cada dia, defende que as estratégias e planos sejam traçados com a participação de representantes de cada um dos segmentos impactados: liderança, colaboradores, parceiros e clientes. 

Para isso, desenvolva programas internos e externos que estimulem a cocriação e despertem o senso de responsabilidade do colaborador com os resultados alcançados pela empresa. 

Endomarketing

Se você tem uma empresa de vendas, já parou para pensar em por que o endomarketing pode ajudar seu varejo

A resposta está na ponta da língua 👅: para tornar os colaboradores mais alinhados com os propósitos da empresa, com maior senso de pertencimento e, consequentemente, mais motivados e produtivos! 

Existem muitas formas de colocar o endomarketing em prática nas empresas. Nosso conselho é, mais uma vez, apostar na inovação! Não caia no marasmo de se prender apenas a ferramentas tradicionais. Pense na transformação digital como uma aliada no processo: use e abuse de canais digitais e aplicativos para alcançar os colaboradores onde eles realmente estão! 📱💻🖥️

3. Crie rotina de feedbacks

Outra valiosa dica para combater a baixa produtividade na empresa é dar importância ao feedback. 

Processos de retorno sobre as atividades executadas permitem que os colaboradores entendam seus erros e acertos, e que possam melhorar efetivamente o desempenho profissional. 

Para que isso aconteça, é preciso se abrir a ouvir críticas e buscar a evolução constante. 

A rotina de feedbacks pode ser desenvolvida de diversas maneiras. Cabe à empresa encontrar aquela que se adeque melhor aos princípios e valores seguidos. 

Reuniões one-on-one

A reunião one-on-one tem como objetivo criar, em um formato descontraído e leve, uma rotina de conversas entre o colaborador e seu líder direto sobre aspectos ligados ao dia a dia da empresa. 

Em uma reunião one-on-one, ambas as partes podem (e devem!) levar sugestões de pautas e feedbacks. 

Feedbacks em equipe

Há, também, as tradicionais reuniões de equipes. O líder e seus liderados se reúnem periodicamente para fazer um balanço das atividades realizadas em um período, bem como analisar sucessos e insucessos do percurso. 

Em geral, o formato de feedback em equipe é mais generalista, e fala com os colaboradores enquanto time. 

Reuniões com a diretoria

Outra forma de apresentar resultados e avaliar ações é por meio das reuniões com a diretoria. Por ser um momento onde a hierarquia está evidente, também é um formato de encontro generalista, que não tem por costume abrir espaço para trocas de ideias e ponderações de todas as partes interessadas. 

4. Automatize processos 

Por fim, a última ideia para melhorar a produtividade da empresa é: invista em um software de automatização de processos de negócio

Automatizar processos é, sem dúvidas, uma mão na roda para quem busca aumento de produtividade. Com a ajuda da tecnologia, é possível gerir o tempo com mais precisão e efetividade, liberando a equipe para se dedicar a tarefas mais estratégicas ou com maior impacto no alcance das metas estabelecidas. 

Sabendo o que é automação de processos, é possível mapear as rotinas da empresa em busca de oportunidades para investir em soluções tecnológicas que as tornem mais eficientes e integradas. 

O impacto de todas as ideias para melhorar a produtividade da empresa trazidas neste artigo é percebido diretamente na forma como os colaboradores se relacionam com a empresa. Colocando em prática nossas dicas, a equipe deixa de ter uma posição estritamente operacional e passa a se sentir, também, responsável pelos resultados e objetivos traçados. 

Já ouviu aquela expressão “todos saem ganhando”? Pois é disso que estamos falando quando reforçamos a importância de investir em ideias para melhorar a produtividade da empresa! 😉


Este post foi escrito por Diego Minone, CMO da Pluga, apaixonado por dados, produtividade e chocolate meio amargo.

Assine nossa Newslatter

Assine nossa Newsletter

Newsletter
© 2021 Nérus. Todos os direitos reservados - .
cross