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O e-commerce pode ser para todas as empresas: conheça o caminho percorrido pela Maria Chocolate para iniciar as vendas online

Maria Chocolate

Atualmente, algumas empresas estão revendo o seu processo de vendas diante do novo cenário imposto pela pandemia. E, também, pelas inovações que surgem o tempo todo. Assim, muitas empresas que até então tinham operação somente no varejo físico ou estavam iniciando o processo de vendas no ambiente digital ainda de forma tímida, voltaram seu olhar para o e-commerce. É o caso, por exemplo, da Maria Chocolate.

Hoje, estar à frente da concorrência é mais do que entregar um produto de qualidade ao cliente. É preciso criar, neste novo cenário de e-commerce, uma experiência agradável. Além disso, é preciso desenvolver uma relação de proximidade e, principalmente, confiança com o público.

Assim, o processo de compra online irá oferecer ao cliente o que ele mais quer: diversidade de produtos, agilidade e um ambiente de e-commerce seguro, que funcione e torne o dia a dia mais fácil e prático.

Contudo, algumas empresas têm dúvidas se o e-commerce se encaixa no seu negócio. Aqui, começa o processo de mudança de mindset.

Afinal, o cenário é diferente no mundo digital e requer investimentos em novas tecnologias e muita automação.

A MARIA CHOCOLATE

A Maria Chocolate, empresa da capital mineira, bastante conhecida em Belo Horizonte, iniciou o processo de transformação digital. Agora, se prepara para iniciar suas vendas dentro de alguns marketplaces.

Mas, afinal, qual foi o caminho percorrido pela Maria Chocolate?

Fundada na década de 90, a empresa iniciou suas atividades com uma loja dentro do Mercado Central de Belo Horizonte, conhecido ponto turístico dos mineiros e atrativo para turistas de diversas partes do Brasil e do mundo. Inicialmente, seu principal objetivo era ensinar a fazer chocolate caseiro.

Desta forma, a empresa buscava estimular o empreendedorismo voltado para mulheres que precisavam de uma nova fonte de renda ou de uma renda extra.

Nessa época, a loja não tinha uma grande diversidade de produtos. Ainda assim, foi tornando-se referência através dos cursos ministrados sobre Confeitaria, Chocolataria e Salgados. Assim, no ano 2000, sua fundadora, Vanessa Maria Campos, viu uma necessidade de expansão dos negócios.

Então, uma mudança física fez-se necessária. A Maria Chocolate passa a atender o público com novos produtos com cada vez mais qualidade, sem deixar de lado os cursos.

Ao mesmo tempo, há uma expansão natural do público, que além de vir da capital, passa a chegar através da região metropolitana de Belo Horizonte também.

Saiba mais: Nérus Omnichannel

A expansão do negócio também foi necessária no ambiente digital. Com isso, o e-commerce começa a se desenhar e os processos manuais já não se encaixam no negócio da empresa. A automação torna-se uma realidade.

E como ocorreu essa transformação digital?

Segundo o CEO da Nérus, Cleber Piçarro, a transformação digital da Maria Chocolate é feita através da solução Nérus Web Omnichannel. Essa solução integra todos os processos de vendas, fiscal, logístico e financeiro.

Para ele, “a Nérus sempre trabalha para simplificar ao máximo e ajudar o cliente a crescer”.

Hoje, segundo a CEO da Maria Chocolate, Vanessa Maria Campos, em datas importantes para o segmento de chocolataria, como Páscoa e Natal, a Maria Chocolate recebe de 60 a 70 pedidos por dia no e-commerce. Além disso, há ainda as vendas em loja física.

“Tínhamos muitos processos manuais. Agora, através do e-commerce, conseguimos atender BH e região metropolitana com prazo de entrega de 24h. Além disso, os outros estados, como Rio de Janeiro e São Paulo, atendemos com prazo de entrega de 48h. Temos agora o processo integrado de pedido, faturamento, picking and packing, transporte e entrega ao cliente. Tudo automatizado”.

Vanessa Maria Campos, CEO da Maria Chocolate

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