Realizar uma venda online não depende de apenas um canal de conversão ou uma tática de atração. Em sua jornada de compra o cliente é influenciado por diversos pontos de contato com a marca e com seus produtos. É por isso que uma estratégia de vendas online deve ser concebida como uma estratégia de varejo omnichannel.
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Mas o que é o varejo omnichannel? É sobre isso que se trata esse artigo. Continue lendo e tire suas dúvidas!
Bom, omni em grego é tudo. Ou seja, um canal para tudo? Não! Um canal unificado.
O varejo omnichannel enxerga tudo que está sendo feito de forma integrada.
Desta forma, o consumidor volta a ser o centro do de tudo novamente.
Depois que o e-commerce se tornou comum várias empresas abriram seu próprio site usando plataformas como VTEX, Magento, Rakuten, JN2 e Jet.
Contudo, eles não permitiam que o consumidor fosse reconhecido tanto no físico quanto no digital.
As vendas que eram feitas na loja não eram integradas ao e-commerce e as vendas feitas no e-commerce não eram reconhecidas pelas lojas físicas.
Isso porque usavam 2 (dois) sistemas independentes ou mal integrados. Resultado:
Os varejos físicos competiam com os puramente digitais em pé de desigualdade.
Mas, e agora? Qual o futuro para as lojas físicas?
Não temos dúvida: uma jornada omnichannel ou unified channel!
O consumidor precisa de atendimento integrado e novas formas de suprir suas necessidades.
Ok, mas como fazer isso? Quais as opções eu tenho?
Conseguimos identificar pelo menos 3 opções para o varejo omnichannel:
Cada uma dessas soluções omnichannel tem prós e contras e vamos explicar.
Neste caso, se você que já possui um ERP aberto para customizações que está lhe atendendo bem, deveria pensar nela.
Qual o caminho, você precisa chamar um bom consultor de e-commerce e ele irá indicar quais as melhores plataformas e como pode integrá-las.
Comece devagar pois customizações são caras e demoram a ficar estáveis.
Logo, escolha poucos processos como venda online simples seja no marketplace ou no e-commerce.
Sempre orientamos nossos clientes a começar a vender em marketplaces antes do ecommerce. Entre as melhores opções estão Mercado Livre, B2W, Magalu, Amazon.
Isso vai ajudar você a obter um aprendizado mais rápido apenas com custos variáveis.
Existem boas soluções no mercado para atender as demandas do varejo omnichannel. Desde de simples conectores até soluções mais robustas com o Nérus O2.
Neste caso seu único trabalho é escolher a plataforma de integração / OMS e fazer a integração básica. Rapidamente estará testando novas estratégias.
Se você tem um bom ERP aberto pronto para uma solução omnichannel ou aberto para customizações, poderá evoluir aos poucos para outros processos como:
Neste caso não existem tantas opções para o varejo omichannel. Você deverá escolher com cuidado para encontrar uma boa solução que seja web, nuvem, com bons processos de venda on-line e boas integrações.
Neste caso, apesar de um pouco mais caro, terá uma quantidade muito maior de estratégias que poderá optar como:
Agora muito importante entender que as estratégias são suas e devem ser implementadas de acordo com sua operação.
O Nérus O2 é uma plataforma de integração pra varejo omnichannel que funciona como hub de integração de marketplace, hub de e-commerce e integrador de ERP que permite lojas físicas se tornarem lojas virtuais integradas ao maiores marketplaces do Brasil, sem trocar de software de gestão para varejo ou plataforma de e-commerce.
Gerencie seu estoque físico e virtual de forma integrada e suas vendas omnichannel de forma centralizada.
Assim, você digitaliza seu varejo, reduz custos operacionais e aumenta seu faturamento de forma prática e segura!
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Bom é isso. Se tiver mais curiosidade sobre o varejo omnichannel veja as opções que a Nérus pode oferecer para vocês.
Este artigo foi escrito por : Cleber Piçarro
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