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    A implantação de um sistema ERP começa com a escolha do software e passa por diversos processos. Nesse artigo, você confere algumas integrações para seu ERP e vender online.

    Por Marketing Nérus
    Por Marketing Nérus

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    Quais processos devo considerar para integrar meu ERP e vender online?

    A implantação de um sistema ERP começa com a escolha do software adequado para o segmento de atuação da empresa. Afinal, o objetivo é permitir maior controle e uma tomada de decisão mais assertiva.

    Entretanto, algumas empresas percebem a deficiência de integração de determinados ERPs ao iniciarem o processo de e-commerce do seu negócio. Essa percepção, geralmente, vem com o passar do tempo e devido ao crescente número de vendas. Diante deste cenário, algumas integrações se fazem necessárias para integrar o ERP e iniciar as vendas online.

    Por isso, nesse artigo, você confere algumas integrações necessárias para seu ERP e para vender online. Um exemplo delas são cadastros (produtos, estoques, preços) e pedidos.

    Principais integrações do ERP que precisam ser realizadas

    1. CADASTROS

    Primeiramente, antes de iniciar o cadastro, deve-se avaliar o ERP atual da empresa e se perguntar: “Este ERP foi pensado para o e-commerce?”. Assim, as empresas começam a enxergar pontos deficitários.

    São eles:

    • Falta de campo de descrição mais detalhada do(s) produto(s);
    • Falta de campo para inserção de foto(s) do(s) produto(s);
    • Impossibilidade de variações de produto(s) corretamente como cor, sabor, tamanho, voltagem etc;
    • Não oferece possibilidade de precificação por canal;
    • Não há separação de estoques dentro de um mesmo CNPJ.

    A falta ou pouco conhecimento sobre a escolha de um sistema ERP faz com que algumas empresas tenham dificuldades ao decidirem investir no processo de e-commerce. Ou seja, há uma lacuna que precisa ser resolvida para iniciar o processo de transformação digital.

    Desta forma, essa lacuna de integração do ERP atual para os canais inviabiliza muitas vezes o crescimento do negócio. Uma vez que, o sistema não está preparado para marcar e datar as alterações e enviar as informações de cadastros.

    PEDIDOS

    Outra integração importante é a importação de pedidos, pois evita erros e retrabalhos no processo.

    Neste processo, geralmente o ERP é passivo, e os pedidos são enviados no sentido do e-commerce para o ERP.

    A seguir, confira as informações que precisam constar no pedido:

    • Itens
    • Quantidade
    • Valores
    • Endereço de entrega do cliente
    • Dados da transportadora
    • Acréscimo ou descontos
    • Taxa de comissão do marketplace e e-commerce

    Ter e manter essas integrações em pleno funcionamento é a chave para que as empresas tenham uma operação eficiente. Nesse sentido é importante pensar nos processos de separação, embalagem, emissão de nota, envio da nota, recebimento da etiqueta, emissão do PLP (pré-lista de postagem).

    No próximo artigo, iremos aprofundar um pouco mais nas integrações quando o E-commerce atinge mais de 200 pedidos de venda por dia. Afinal, se a realidade da sua empresa for essa, a operação do seu negócio precisa evoluir. Ou seja, um upgrade será necessário nos processos e integrações.