Dicas para seu e-commerce

Dicas para minimizar o impacto do Covid-19 no seu e-commerce

Dicas para minimizar o impacto do Covid-19 no seu e-commerce 600 350 Higor Brion

1 – Não dependa de apenas 1 fornecedor

Independentemente do seu fornecedor ser chinês, brasileiro ou de qualquer outra nacionalidade, não vale a pena depender só dele. É importante que o seu negócio tenha uma diversidade de fornecedores por produto e por categoria. Assim, em casos do seu fornecedor principal falhar, tem outros prontos para suprir a sua necessidade. Pense no seguinte: suponha que um produto seu é responsável por grande parte do lucro da empresa, mas você tem apenas um fornecedor para repor o estoque deste produto. Se o único fornecedor não puder repor para você na data estipulada, você corre riscos de perder diversas vendas por falta de produtos. Isso é um erro básico que pode ser evitado se você simplesmente mapear outros bons fornecedores da categoria.

2 – Expanda o seu estoque

Eu sei: em geral, manter um estoque mínimo é eficiente para evitar gastos altos com um produto que pode ficar parado. Muitos empreendedores fazem isso para fugir dos riscos… No entanto, se couber no seu orçamento, vale a pena investir um pouco mais nos produtos principais, pelo menos. Há momentos que o fluxo de recomposição do estoque pode atrasar muito mais do que o esperado por situações externas – como uma epidemia – e, com isso, as vendas do negócio ficam paradas. E não é isso que queremos… Por isso, leve em consideração esse tópico e avalie aumentar o seu estoque para evitar a falta de produtos.

3 – Capital de giro e caixa

Em algum momento, o governo chinês vai anunciar que conseguiu conter o coronavírus e as fábricas vão voltar a funcionar com 100% de capacidade. O que vai acontecer após o funcionamento regular? As marcas vão fazer milhares de pedidos de uma só vez. Como a demanda será alta, é bem provável que as fábricas chinesas sejam “oportunistas”. Ou seja: elas vão priorizar aqueles que estarão dispostos a pagar mais e comprar maiores volumes de produtos.

Então quem vai conseguir repor com antecedência o estoque e regularizar as vendas?

As empresas que têm volume de caixa para pagar.

Os pequenos empreendedores poderão ficar para trás por um tempo até tudo se normalizar por completo. Se ainda não conseguiu se planejar, fica um alerta para situações semelhantes que podem acontecer no futuro: se você desenvolver uma melhor gestão financeira para o seu negócio, o seu caixa terá uma folga maior e sairá de perto do limite. Afinal, trabalhar com o limite de caixa é arriscado para o funcionamento da empresa. Isso não significa que você precisa ficar com o dinheiro parado na conta da empresa…

Você precisa ter uma boa gestão para saber administrar esse dinheiro da melhor forma possível e fazê-lo render da maneira certa, por exemplo:

  • Uma empresa com conta e corretora de valores;
  • Manter grande parte do capital de giro investido com uma liquidez reduzida;
  • Ter uma caixa elevado;
  • Alta capacidade de capital de giro.

Epidemias como o coronavírus não são novidade… O mundo já sofreu com diversas outros doenças e essa não será a última vez que isso irá acontecer, infelizmente. Por isso, devemos levar em consideração o que está acontecendo agora e nos prevenir de problemas futuros… Com base nos três pontos que foram abordados nesse artigo, faça uma análise do que o seu negócio precisa mudar e monte uma estratégia para diminuir os impactos.

Este artigo foi escrito por : Higor Brion

Leia também:

 O que é dropshipping?

 Como o Nérus O2 e o Nérus ERP podem ajudar você a vender e lucrar mais

✔ Como Nérus ERP e O2 podem ajudar a implementar as estratégias digitais

✔ Quais os diferenciais do Nérus O2 para integrar ao seu ERP

✔ Números do e-commerce no Brasil em 2019

✔ Como ir para o e-commerce e para o omnichannel com a Nérus

 

Quer saber mais sobre o Nérus O2 e o Nérus ERP, preencha o formulário abaixo e nossos especialistas entrarão em contato com você.

Fale Conosco

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

 

Compartilhe

Higor Brion

Higor Brion é Coordenador de Marketing na Nérus

Todo o conteúdo de Higor Brion