Você com certeza deve ter escutado o termo omnichannel. A expressão é a tendência do momento, mas, afinal, o que significa e como podemos aplicar a estratégia para um ERP Omnichannel? Antes de mais nada é preciso entender o que significa cada uma dessas palavras e quais os motivos para usar um ERP.
Omnichannel é uma estratégia que se baseia no uso interligado de diferentes canais, com o objetivo de estreitar a relação entre online e offline. O objetivo é transformar o consumo em uma experiência única, unindo o físico ao digital.
O ERP, por outro lado, é o sistema de operação e gestão que todo varejista utiliza para manter o controle de suas operações (compra, estocagem, transferência, venda, entrega, financeiro, etc.). Todos os dados vitais para a operação estão de alguma forma dentro dos ERPs.
Assim, um ERP Omnichannel é um sistema que possibilita integrar a gestão dos canais físico e online, otimizando os processos para a empresa e melhorando a experiência do cliente. Agora que você já sabe o que é omnichannel, vamos entender melhor por que é importante um Omni ERP.
Para entender o que é um ERP Omnichannel é preciso conhecer um pouco o surgimento e a trajetória desses sistemas. A maioria dos ERP foram concebidos nos anos 90 depois da popularização dos computadores na década de 80. De lá para cá, muita coisa mudou, principalmente o conceito dos ERPs.
Antes esses sistemas eram herméticos e agora estão se transformando e assumindo uma postura mais aberta e integrada. O foco principal dentro da nova dinâmica da tecnologia de informação é integração e mobilidade.
Para o varejista é essencial entender que a evolução de seu negócio passa por transpor os limites da loja física e aproveitar as novas tendências de consumo que passam pela transformação digital do varejo e do novo consumidor. Participar do varejo digital, que cresce a dois dígitos por ano, abre novas oportunidades para o lojista.
Mas seja qual for a forma de participar deste novo mercado − se através de marketplace, e-commerce próprio ou parcerias com fornecedores −, é essencial manter o controle desta nova operação dentro do seu ERP. Se isso não for feito logo no início, você perderá completamente a gestão e não saberá se a nova operação estará gerando ganhos ou não. Aí está a importância de se trabalhar com um ERP Omnichannel.
Devido à dificuldade de integração de alguns ERPs, que ainda são amplamente utilizados no varejo, grande parte dos lojistas optaram por ter dois ERPs, um para o varejo físico e outro para o online. A princípio esta decisão era mais rápida de ser executada e devido a pressão de migrar para o digital o mais rápido possível, fazia um certo sentido.
Mas não demorou para que esses varejistas percebessem que criaram duas operações distintas e que uma não dialogava com a outra. Além disso, o consumidor não entendia porque a mesma marca tinha duas operações diferentes.
Neste cenário, surge o conceito de um único ERP, um sistema de gestão integrado, que consiga atender tanto ao varejo físico como ao digital. Esse conceito passou a ser chamado de ERP Omnichannel por ter a possibilidade de oferecer ao lojista várias oportunidades de estratégia de negócios com um controle único. Fácil de entender, não é mesmo? Mas não é tão simples de executar.
Existem inúmeras possibilidades de controle e gestão que integram os canais online e offline. Um exemplo básico é o “compra e retira”, ou seja, a possibilidade de comprar na web e retirar na loja física. No momento de fechar o pedido no e-commerce, é preciso que o ERP responda qual é o estoque atual das lojas mais próximas ao consumidor e ainda permita a reserva daquela mercadoria que será retirada no local.
Se tivermos um ERP Omnichannel responsável pelo controle, tanto online como offline, esta tarefa fica muito mais fácil e assertiva, já que não depende de uma interação entre entre ERPs diferentes. Isso contribui para que uma loja omnichannel.
O exemplo acima descreve com propriedade uma das inúmeras interações que são necessárias para unir venda, compra, entrega, devolução, transferências e outras operações que podem se conectar nos mundos online e offline. Por isso, ter um ERP omnichannel será essencial no futuro, principalmente se levamos em conta a tendência de crescimento do varejo digital.
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