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Qual a tendência de crescimento do varejo físico x online?

crescimento varejo 2019

Nos últimos 10 anos, o crescimento do varejo online vem se mostrando sempre consistente e, em geral, acima de dois dígitos. Em 2019, o digital representou 14,1% das vendasem todo o mundo. No Brasil, este número foi de 5%. Já na Inglaterra o percentual chegou a 19,2% e a China registrou uma porcentagem ainda maior, 25%.

Nesse cenário de crescimento do varejo, gigantes do e-commerce ganham cada vez mais espaço. No ano passado, a Amazon, por exemplo, concentrou 49% das vendas feitas na internet nos Estados Unidos. A estimativa é que o marketplace já representa 53% das vendas da empresa nos EUA, e a tendência é ser mais representativa no futuro.

crescimento varejo 2019
Fonte: E-Bit, Infográfico da PagBrasil

9 em cada 10 consumidores americanos consultam o preço de um produto na Amazon antes de comprar em qualquer lugar e 95 milhões de usuários americanos assinam o Amazon Prime que acabou de chegar ao Brasil no final de 2019. Promissores esses números, não é mesmo? Mas, afinal, como o crescimento do varejo pode impactar o seu negócio?

O que esperar do crescimento do varejo?

Para o varejista físico que nos últimos anos viu o seu negócio crescer muito pouco devido à crise, estes indicadores do crescimento do varejo são inacreditáveis. E a tendência no Brasil é que o e-commerce aumente a sua participação em relação às vendas totais do varejo. Portanto, para o varejista que deseja crescer, é vital participar de alguma forma deste movimento.

De acordo com análises da Ebit/Nielsen, a tendência do varejo no Brasil é que o e-commerce seja, cada vez mais, pauta nas definições estratégicas para os negócios. O estudo aponta que, com a projeção de crescimento do varejo, é importante passar a levar em conta uma série de fatores, como:

  • Experiência do consumidor: o consumidor está cada vez mais exigente e demanda uma experiência de compra cada vez mais simples, fácil e rápida.
  • Sortimento diferenciado: devido à presença de um novo mix de categorias e novos consumidores acessando o canal, é essencial entender com quais produtos trabalhar no online.
  • Reputação: a experiência do cliente, desde o momento da intenção de compra até o pós-venda, impacta na sua relação com a sua empresa. Esteja atento para que não haja falhas neste processo.
  • Multicanais que se completam: online e offline são complementares, por isso, é importante definir como cada canal pode coexistir, sem sobrepor suas propostas.

Leia ainda: Admirável mundo novo: tendências do varejo mundial favorecem as relações com o consumidor

A vantagem de ser um país de terceiro mundo, se é que existe alguma, é que sempre podemos antecipar as tendências que irão virar realidade e as que serão abandonadas. No e-commerce não temos mais dúvidas, o varejo físico deverá adotar o mais rápido possível uma presença digital consistente e integrada se quiser crescer e prosperar nos próximos anos, simplesmente porque o novo consumidor quer assim.

Nós da Nérus ajudamos o varejista físico a fazer a integração online e offline do seu jeito, no seu prazo e com toda a segurança.

Forte abraço e boas vendas!

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