Transformação digital em época de Coronavírus.

Transformação digital em época de Coronavírus. 600 350 Marcos Nannetti

Transformação digital em época de Coronavírus.

Há muito se fala na transformação digital do varejo e da necessidade dos lojistas de empenharem esforços para integração dos diversos canais de venda, o famoso omnichannel. Infelizmente foi preciso a crise do Coronavírus para mostrar as consequências da falta de ação da varejo. O que viria em meses ou anos está sendo forçado a acontecer da noite para do dia. Os lojista tiveram suas lojas fechadas e as vendas bastante reduzidas ou zeradas. Neste novo cenário todos querem ir para o e-commerce o mais rápido possível e sem pensar muito no longo prazo. Nós entendemos isso perfeitamente. Vamos então fazer um pequena lista de como podemos rapidamente começar a vender no e-commerce:

1ª fase – urgência (pode ser feito em 30 dias)

  1. Marketplaces: não pense duas vezes. A maneira mais rápida e mais barata de vender on-line e através do marketplaces. Nesses canais você pode anunciar os seus produtos e começar a vender no mesmo dia.
  2. Catálogo de produtos: para o lojista que já possui um bom catálogo de produtos, com fotos, boa descrição, medidas de altura, comprimento largura e peso, além de características bem descritas estão um passo à frente. Rapidamente poderão subir estes produtos nos marketplaces, anunciar e começar a vender. Para os lojista que ainda não possuem, estes podem selecionar 10, 50 ou no máximo 100 produtos em que são competitivos e rapidamente confeccionar um catálogo com as informações acima para publicar nos marketplaces.
  3. Logística de entrega: no começo teremos que aprender a receber o pedido, separar, embalar, emitir a nota, colocar a nota do marketplace, emitir a etiqueta dos correios ou transportadora, pedir a coleta e acompanhar o envio. Com poucos pedidos isto será possível de fazer de forma manual mesmo. O importante na fase inicial é o aprendizado.
  4. Receber dos Marketplace:  neste período vc vai entender como funciona o pagamento dos marketplaces, qual o prazo eles pagam, como tratam as glosas por reclamações de entrega e diversos outras contratempos que são naturais nesta relação.

 

2ª Fase – Estabilização e Crescimento (Prazo varia com a estratégia)

  1. Escala do e-commerce: quando você se sentir seguro com todo o processo, você deve partir para subir o número de produtos e participar de mais de um marketplace e talvez até pensar em um loja própria de e-commerce.
  2. Automatização dos processos: para a fase de escalada você vai precisar de softwares, processos e pessoas capazes que lhe dê suporte na fase de crescimento do seu e-commerce. Neste momento você deve pensar em como integrar todos os canais de venda em um só lugar. Isto é muito importante. Lembre-se que a automação será responsável por todo o processo desde a publicação dos produtos até o acompanhamento da entrega, além da interação com os clientes. Sua loja física não poderá ficar de fora desta automação, no final de tudo  o e-commerce e a sua loja devem terminar unidos compartilhando os estoques, os almoxarifados, a gestão e os contas a pagar e receber. Todos os setores da loja irão participar ativamente desta transformação.
  3. Planeje, avalie e mude: faça seu planejamento por escrito, detalhe os objetivos, as ações e seus respectivos responsáveis,  crie indicadores de gestão para que você possa acompanhar a sua evolução, saber o que está dando certo e o que você precisa mudar para melhorar. 
  4. Omnichannel: agora você pode pensar como a união dos canais pode ajudar os seus clientes a serem melhor servidos pela sua empresa. Este é o segredo que só você poderá responder, como toda a infraestrutura que você criou pode ajudar os seus clientes a ficarem mais satisfeitos com a sua atuação.

Com este pequeno roteiro não vamos esgotar este assunto que é riquíssimo e bastante profundo. O nosso interesse é que você consiga se movimentar o mais rápido possível, com o menor custo  e apreender o maior volume de informações que você conseguir. Só assim você entenderá o que é o mercado de e-commerce e como ele vai se conectar com suas operações físicas.

Aqui na Nérus temos softwares, processos  e pessoas que podem lhe ajudar a trilhar esses caminhos. Entre em contato e vamos conversar.

Este artigo foi escrito por : Marcos Nannetti

 

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