nerus
Área do cliente

Transformação digital em época de Coronavírus.

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Transformação digital em época de Coronavírus.

Há muito se fala na transformação digital do varejo e da necessidade dos lojistas de empenharem esforços para integração dos diversos canais de venda, o famoso omnichannel. Infelizmente foi preciso a crise do Coronavírus para mostrar as consequências da falta de ação da varejo. O que viria em meses ou anos está sendo forçado a acontecer da noite para do dia. Os lojista tiveram suas lojas fechadas e as vendas bastante reduzidas ou zeradas. Neste novo cenário todos querem ir para o e-commerce o mais rápido possível e sem pensar muito no longo prazo. Nós entendemos isso perfeitamente. Vamos então fazer um pequena lista de como podemos rapidamente começar a vender no e-commerce:

1ª fase - urgência (pode ser feito em 30 dias)

  1. Marketplaces: não pense duas vezes. A maneira mais rápida e mais barata de vender on-line e através do marketplaces. Nesses canais você pode anunciar os seus produtos e começar a vender no mesmo dia.
  2. Catálogo de produtos: para o lojista que já possui um bom catálogo de produtos, com fotos, boa descrição, medidas de altura, comprimento largura e peso, além de características bem descritas estão um passo à frente. Rapidamente poderão subir estes produtos nos marketplaces, anunciar e começar a vender. Para os lojista que ainda não possuem, estes podem selecionar 10, 50 ou no máximo 100 produtos em que são competitivos e rapidamente confeccionar um catálogo com as informações acima para publicar nos marketplaces.
  3. Logística de entrega: no começo teremos que aprender a receber o pedido, separar, embalar, emitir a nota, colocar a nota do marketplace, emitir a etiqueta dos correios ou transportadora, pedir a coleta e acompanhar o envio. Com poucos pedidos isto será possível de fazer de forma manual mesmo. O importante na fase inicial é o aprendizado.
  4. Receber dos Marketplace:  neste período vc vai entender como funciona o pagamento dos marketplaces, qual o prazo eles pagam, como tratam as glosas por reclamações de entrega e diversos outras contratempos que são naturais nesta relação.

 

2ª Fase - Estabilização e Crescimento (Prazo varia com a estratégia)

  1. Escala do e-commerce: quando você se sentir seguro com todo o processo, você deve partir para subir o número de produtos e participar de mais de um marketplace e talvez até pensar em um loja própria de e-commerce.
  2. Automatização dos processos: para a fase de escalada você vai precisar de softwares, processos e pessoas capazes que lhe dê suporte na fase de crescimento do seu e-commerce. Neste momento você deve pensar em como integrar todos os canais de venda em um só lugar. Isto é muito importante. Lembre-se que a automação será responsável por todo o processo desde a publicação dos produtos até o acompanhamento da entrega, além da interação com os clientes. Sua loja física não poderá ficar de fora desta automação, no final de tudo  o e-commerce e a sua loja devem terminar unidos compartilhando os estoques, os almoxarifados, a gestão e os contas a pagar e receber. Todos os setores da loja irão participar ativamente desta transformação.
  3. Planeje, avalie e mude: faça seu planejamento por escrito, detalhe os objetivos, as ações e seus respectivos responsáveis,  crie indicadores de gestão para que você possa acompanhar a sua evolução, saber o que está dando certo e o que você precisa mudar para melhorar. 
  4. Omnichannel: agora você pode pensar como a união dos canais pode ajudar os seus clientes a serem melhor servidos pela sua empresa. Este é o segredo que só você poderá responder, como toda a infraestrutura que você criou pode ajudar os seus clientes a ficarem mais satisfeitos com a sua atuação.

Com este pequeno roteiro não vamos esgotar este assunto que é riquíssimo e bastante profundo. O nosso interesse é que você consiga se movimentar o mais rápido possível, com o menor custo  e apreender o maior volume de informações que você conseguir. Só assim você entenderá o que é o mercado de e-commerce e como ele vai se conectar com suas operações físicas.

Aqui na Nérus temos softwares, processos  e pessoas que podem lhe ajudar a trilhar esses caminhos. Entre em contato e vamos conversar.

Este artigo foi escrito por : Marcos Nannetti

 

Leia também:

 Como o Nérus O2 e o Nérus ERP podem ajudar você a vender e lucrar mais

✔ Como Nérus ERP e O2 podem ajudar a implementar as estratégias digitais

✔ Quais os diferenciais do Nérus O2 para integrar ao seu ERP

✔ Números do e-commerce no Brasil em 2019

✔ Como ir para o e-commerce e para o omnichannel com a Nérus

✔ Com o crescimento do e-commerce, o que acontece com o varejo convencional?

 

Quer saber mais sobre o Nérus O2 e o Nérus ERP, preencha o formulário abaixo e nossos especialistas entrarão em contato com você.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Fale Conosco

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Assine nossa Newslatter

Assine nossa Newsletter

Newsletter
© 2021 Nérus. Todos os direitos reservados - .
cross