O mercado tem uma ampla variedade de marketplaces disponíveis, como Mercado Livre, Amazon, Magazine Luiza e Shopee, para quem quer expandir suas vendas no digital. Esses canais oferecem uma excelente oportunidade para criar uma loja e alcançar novos clientes, mas não basta apenas estar presente neles. Para garantir o sucesso do seu negócio nesses ambientes altamente competitivos, é fundamental acompanhar, medir e analisar os indicadores de desempenho das suas vendas.
Por isso, selecionamos os principais KPIs que todo vendedor precisa monitorar para ter uma gestão eficiente e conquistar resultados consistentes nos marketplaces. Seja você um iniciante ou já experiente no mercado digital, estas dicas vão ajudar a transformar dados em decisões estratégicas para o crescimento da sua loja dentro do marketplace. Vamos lá?
Os KPIs (Key Performance Indicators), ou indicadores-chave de desempenho, são métricas utilizadas para avaliar se a sua loja está atingindo os resultados esperados e servem para orientar a equipe no planejamento estratégico (reconhecer pontos de melhoria, corrigir falhar e maximizar os lucros).
Lembrando que: A escolha dos KPIs deve estar alinhada às metas específicas de cada negócio e variar de acordo com o setor, o público-alvo e os objetivos estratégicos.
LEIA MAIS: Como vender por marketplace? Tudo sobre documentação, plataformas e as melhores dicas
O que realmente sobra do seu faturamento depois de todas as despesas quitadas? A margem de contribuição é a chave para a saúde financeira do seu negócio. É com ela que será usada para pagar os custos fixos da operação e o que sobrar será o lucro bruto da operação. Para obter uma margem de contribuição positiva é primordial que administre e acompanhe de perto todas estas linhas com bastante precisão, pois cada desvio em uma das linhas multiplicadas por milhares de vendas no mês pode trazer prejuízo considerável na operação. Vender nos marketplaces não é difícil, mas performar com margem de contribuição positiva é pra poucos.
Acompanhe sempre a concentração de vendas por canal de marketplace e por produto dentro do total vendido. Caso sua empresa tenha mais de 40% das vendas concentradas em um único marketplace ou em um único produto, isso pode representar um risco para a sustentabilidade do negócio. Isso porque as políticas dos marketplaces mudam com frequência, e a concorrência nos itens mais vendidos cresce constantemente. Já vimos operações de grande porte perderem relevância de forma abrupta, e substituir rapidamente um canal que representa uma fatia significativa das vendas não é tarefa simples. Nunca se esqueça: o cliente pertence ao marketplace, não à sua empresa.
LEIA MAIS: A comissão do Marketplace faz sentido para o varejista físico?
Gerenciar as métricas de reputação dos marketplaces também é bastante desafiador principalmente quando as vendas escalam, e estas diferem de canal para canal, mas geralmente são compostas por:
Aqui você deve ficar atento ao percentual permitido pelo canal em cada um destes indicadores, pois a perda de reputação por qualquer infração às regras leva a um declínio em vendas que pode levar muito tempo para recuperar.
Criar anúncios diferentes para um mesmo produto pode parecer à primeira vista interessante, mas isso vai depender bastante do canal, alguns canais têm privilegiado os anúncios de catálogo, e portanto criar mais anúncios nestes canais não vai resolver o problema de vendas. Pior ainda, vai te deixar com muitos anúncios para dar manutenção e se não trouxerem vendas, vai diminuir sua qualificação como seller.
Priorize sempre a qualidade em vez da quantidade de anúncios. Participar de um catálogo sem ser competitivo é um desperdício de tempo. Além disso, se você conseguir vender nessas condições, é provável que o preço do seu produto esteja incorreto ou que haja escassez desse item no mercado.
A maioria dos canais tem dado prioridade aos sellers que investem em Ads, e essa tendência veio para ficar. Por isso, não dá para ignorar: se o canal exige, é preciso se adaptar ou correr o risco de ficar para trás e não é isso que sua empresa quer, não é? O segredo está em gastar de forma estratégica, mantendo as vendas saudáveis e monitorando de perto os resultados para entender o que realmente gera retorno.
Avaliar métricas como ACOS e TACOS é fundamental para decidir quando aumentar ou reduzir os investimentos em cada anúncio. Como tudo muda rapidamente, uma análise diária, acompanhada da observação das tendências recentes, é essencial para garantir uma rentabilidade positiva e consistente.
O que é ACOS e TACOS?
ACOS - Lucro/margem de lucro que abrimos mão por vender o produto com Ads. Se calcula da seguinte forma:
ACOS: Gastos com Ads/ Receita com Ads x 100
É uma métrica que diz basicamente o quanto do lucro está investindo para vender mais do produto com publicidade (Ads).
TACOS - Valor total do investimento em anúncios sobre a venda total da publicação. Ou seja, a relação entre o investimento em publicidades nos anúncios e suas vendas totais, seja ela orgânica ou por Ads. Se calcula da seguinte forma:
TACOS: Investimento em Ads/ Receita Total x 100
É uma métrica que mede o impacto real da publicidade na venda geral do seu produto.
Falamos sobre os 5 (cinco) principais indicadores para medir o sucesso da sua loja nos marketplaces, mas sabemos que cada negócio tem suas particularidades. Se você sentiu falta de algum indicador ou tem uma visão diferente, entre em contato com a gente! Na Nérus, valorizamos o aprendizado mútuo e estamos sempre abertos a trocar experiências.
Além disso, se você busca uma solução que vá além do básico e te ajude a acompanhar esses e outros indicadores com precisão, a Nérus está aqui para ser sua parceira. Nosso sistema foi pensado para atender às necessidades do varejo e simplificar a gestão em marketplaces e também em plataformas de e-commerces.
Dominar esses indicadores é o primeiro passo para alcançar resultados expressivos. Com as estratégias que compartilhamos neste artigo, você estará mais preparado para superar os desafios do mercado, otimizar sua operação e impulsionar suas vendas. O sucesso em marketplaces começa com dados bem acompanhados e decisões inteligentes. Boas vendas!
Você pode gostar também:
O que você quer encontrar?