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    Qual a diferença entre Picking e Packing?

    Por Marketing Nérus
    Por Marketing Nérus

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    Qual a diferença entre Picking e Packing?

    No departamento de logística das empresas há dois processos importantíssimos e que devem ser muito bem definidos: picking e packing. Você sabe o que são e quais as diferenças entre eles? Se tem uma coisa que é fator de sucesso (ou insucesso) para uma empresa é a organização dos processos. Processos bem definidos e organizados poupam tempo, dinheiro e evitam o desgaste de colaboradores e gestores. E quando falamos em processos organizados, desencadeamos uma série de atividades que perpassam todos departamentos da sua empresa, seja ela pequena, média ou grande.

    O picking é um processo de separação dos produtos

    O processo de picking é, basicamente, a separação dos produtos no estoque. Ou seja, a seleção dos produtos que serão enviados para determinado pedido. Ele é considerado um dos processos logísticos mais críticos, pelo fato de envolver muita mão de obra — entre 30 e 40% do custo de mão de obra de um estoque fica circunscrito a essa atividade — e também por ser um dos grandes influenciadores no tempo de execução.

    Ele pode ser feito de diversas maneiras

    • No processo de Picking Discreto, cada colaborador envolvido executa a operação do início ao fim em um pedido de cada vez;
    • Já no Picking por Zona, como o nome sugere, o processo de picking é dividido em zonas, onde cada colaborador atende apenas um tipo de SKU (Stock Keep Unit ou Unidade de Manutenção de Estoque, em português);
    • No Picking por Lote, vários SKUs juntos formam um lote. Esse tipo de processo consiste em cada operador atender um lote com vários SKUs diferentes;
    • Por último, há o Picking por Onda, no qual cada colaborador atende apenas um SKU, mas com um intervalo de tempo determinado. Isso evita o acúmulo na expedição.

    O packing é um processo de embalagem de um produto

    Em um primeiro momento, isso soa como algo simples, porém o packing, em um processo logístico, demanda muita atenção e organização. Qualquer erro aqui significa um produto que não vai chegar ao cliente da forma como deveria. Utilizar a embalagem apropriada, com a devida proteção e de acordo com o seu produto (forma, tamanho, material etc) são preceitos que devem ser definidos no processo de packing para evitar a logística reversa. O packing ainda pode ser usado como estratégia de marketing para o seu negócio: invista em embalagens diferentes, personalizadas de acordo com o seu cliente. Ações como essa aumentam sua clientela e a mantêm feliz.

    Picking e packing funcionam melhor com plataformas integradas

    A melhor forma de melhorar a performance dessas ações é integrar as suas plataformas de serviço, como seu e-commerce e ERP, por exemplo. Assim você economiza tempo e dinheiro e não se desgasta. E agora que você sabe a diferença entre picking e packing, fale com nossos consultores para saber a melhor forma de trabalhar todo esse processo integrado ao seu ERP.

    Este artigo foi escrito por : Higor Brion

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