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Estratégia digital e omnichannel: 5 táticas de vendas no varejo para lojas físicas e virtuais

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Muito se fala sobre os benefícios do e-commerce e do marketplace mas ainda exploramos muito pouco as outras alternativas que existem para que o varejo físico também se aproveite das estratégias digitais.

Porque um negócio físico deveria se preocupar em adotar estratégias digitais?

Porque o consumidor já é omnichannel, ou seja, ele já está em múltiplos canais se relacionando o consumindo de outras empresas. A verdade é que a transformação digital mudou a forma como consumidor se comporta e consome. Todo mundo já anda com um smartphone e faz compras através deles. Negar isso é perder tempo.

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Já que você não quer perder tempo nem dinheiro, vamos às principais estratégias de vendas no varejo em canais digitais:

  • catálogos digitais (on-line)
  • e-commerce
  • compre on-line e retire na loja
  • reserve e retire na loja
  • reserve na loja e envie para casa
  • troque na loja
  • logística Terceirizada
  • estoque terceirizado (drop-shipping)
  • estoque terceirizado no ponto-de-venda
  • vendas sociais

A seguir vamos aprofundar nossa explicação em 5 dessas estrategia de vendas no varejo. Vale a pena conferir!

Estratégia digital: 5 táticas que negócios online e físicos devem implementar

1. Catálogos digitais

Essa é a mais simples e mais prática estratégia digital de negócio: informe para o seu consumidor quais produtos você tem nas suas lojas! Básico!

Ele poderá identificar o produto que tem interesse, sair de casa e ir direto para sua loja comprar o que precisa se ter que ficar pesquisando muito.

É preciso dedicar algum tempo aos detalhes como:

  • capriche no site;
  • coloque informações ricas;
  • ofereça um atendimento on-line por meio de chat, por exemplo.

Outra prática já utilizada fora do Brasil é informar o preço e o estoque na loja mais próxima disponível naquele momento.

O que, falar meu preço? Claro! Assim ele vai direto e vai comprar o que precisa na hora que precisa.

Quanto ao estoque, sempre muito cuidado. Chegar na loja e não ter o item pode deixar o consumidor chateado!

Leia também: 8 dicas de controle de estoque para e-commerce

2. E-commerce (venda on-line)

O que? Vender on-line sem nenhuma ligação com a loja ajuda a loja física? Claro!

Em primeiro lugar você pode testar a demanda de um produto antes de enviar ele para loja, gastar com frente e eventualmente deixar ele parado na loja.

Um efeito que já aconteceu com clientes nossos na Nérus foi o consumidor procurar na loja produto que existe no ecommerce. Isso leva a fluxo na loja e também ajuda os gerentes das lojas a entender a demanda do consumidor.

Outras ações e estrategias de vendas no varejo podem ser feitas como programa de pontuação com vendedores para indicarem produtos no site! Criatividade é chave!

3. Compre on-line-retire na loja (BOPIS - buy on-line and pickup-in-store)

Essa estratégia omnichannel é clássica e já está sendo muito usada no exterior.

Essa prática aumenta o fluxo da loja e aumenta o mix da loja (que pode vender on-line se o consumidor visitar a loja).

Além disso, várias pesquisas apontam que esta estratégia omnichannel aumenta a venda da loja e também a venda digital.

Consumidores preferem varejistas on-line que possuem lojas físicas. Lojas físicas significam segurança para quem compra. Isso gera confiança e mais vendas.

Cuidado aqui é com o processo logístico. Quem compra on-line busca conveniência e velocidade. Se o consumidor chegar na loja e o produto não estiver lá, se for demorado para retirá-lo ou mesmo se for mal atendido, isso se reverte negativamente. Contudo, é o futuro e você deve aderir a essa estratégia digital.

4. Reserve e retire na loja (click-n-collect)

Essa estratégia de vendas no varejo é muito parecida com a primeira mas não é a mesma coisa! Atenção! Na verdade, neste caso, vamos vender o estoque da loja.

Na verdade esse modelo é bem desafiador em diversos sentidos:

  • estoque precisa estar em dia;
  • vendedores precisam estar “felizes” com esta venda.

Contudo, é muito bacana em diversos sentidos. Em primeiro lugar ela otimiza o estoque (você vende o que existe na rede) e além disso não gasta com logística.

Além disso, o consumidor que busca este tipo de venda está com pressa e certamente ficará feliz em pegar o produto sem gastar o frete. Isso é atendimento e experiência de compra do cliente de alta qualidade!

5. Reserve na loja e envie para casa (ship-from-store)

Essa é mais uma estratégia digital para escalar suas vendas de varejo. Ela visa otimizar estoques e oferecer melhor atendimento.

Neste caso, o sistema da empresa irá enviar pedidos para as lojas físicas as quais irão remeter estes pedidos para a casa dos clientes.

Apesar do cliente ficar super-satisfeitos em receber pedidos rapidamente em casa, existem desafios logísticos.

Calma, eu explico! Neste caso a loja tem que ser capaz de:

  1. receber um pedido;
  2. separá-lo;
  3. embalar;
  4. enviar o consumidor.

Tudo acontece muito rapidamente utilizando um motoboy, Uber ou Rappi. Contudo, a loja não é um armazém e você precisa estar preparado para isso.

Como integrar essas estratégias digitais a seu dia a dia de maneira simples?

Podemos garantir que seus consumidores vão adorar serem atendidos de forma integrada. Além disso, seu estoque vai ser otimizado.

Para implementar essas estratégias digitais basta pensar, testar, escolher e colocar em prática.

A transformação digital exige experimentação. Não é algo que cai do céu. Entretanto, ela pode te ajudar a realizar tudo isso de maneira mais simples, por meio de ferramentas especializadas.

Aqui na Nérus ajudamos você, lojista, a conectar os mundos online e offline, seja através do Nérus ERP ou nosso hub de integração Nérus O2.

Para mais informações visite nosso blog ou encontre em contato para saber mais sobre as opções que a Nérus pode oferecer para vocês.

Este artigo foi escrito por : Cleber Piçarro

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