O futuro do varejo é sempre mudar para atender o consumidor em eterna transformação. Simples assim. Gostemos ou não, o varejo sempre será desafiante, inovador, dinâmico, rápido e quem decide o que é bom ou ruim, o que fica ou o que morre é o eterno rei: o consumidor.
Portanto, falar do futuro é sempre falar de algumas tendências que estão caindo no gosto deste novo consumidor moderno. Nesta década de 2020 podemos resumir essas tendências em: experiência, conveniência e serviços. Siga a leitura deste post e confira o que o futuro do varejo nos reserva.
Atualmente 4,8 milhões de negócios compõem o varejo brasileiro, de acordo com dados do Empresômetro. Em 2018, mais de 500 mil negócios na área do varejo foram abertos. Já em 2019, apenas na primeira metade do ano o número de novas empresas varejistas já ultrapassava 400 mil. Mas o que podemos esperar para o futuro do varejo?
Veja três tendências que serão marcantes nesta nova década:
A loja será cada vez mais um lugar para se estar e não mais um lugar necessário para se adquirir algum produto e serviço. Para a satisfação de uma necessidade emergente existirá um assistente virtual que fará a compra sem a sua intervenção e bem provavelmente ele irá comprar mais rápido, barato e com uma assertividade incrível.
A visita à loja será uma opção para quem quiser socializar num sentido mais humano do termo, para encontrar pessoas, ter novas experiências, sentir algo inusitado, ampliar os conhecimentos sensoriais, ouvir coisas novas, perceber o movimento. E esta experiência pode ser diferente para cada consumidor.
Cada vez mais, o tempo é o bem precioso do novo século, portanto tudo que faça o cliente poupar tempo será devidamente recompensado pelo novo consumidor no futuro do varejo. Pense em todas as ações que você pode realizar para ajudar o seu cliente neste quesito durante a jornada de compra.
As medidas para proporcionar uma maior praticidade para o cliente, devem ser pensadas desde o estágio inicial de descoberta da necessidade até a aquisição e o uso de seus produtos e serviços. Em cada parte da jornada pode ter uma série de ofertas que você terá que desenvolver para atender a cada necessidade específica de seu negócio.
Veja ainda: Porque o e-commerce deu errado para o varejista físico?
O varejo sempre foi um prestador de serviços para o consumidor. Talvez a percepção disto é que não tenha ficado clara na cabeça do varejista, pois o famoso eu só compro e vendo fica martelando na memória. Mas, na verdade, o varejista sempre foi um curador, um selecionador de mercadorias com qualidade e preço para seu perfil de clientes.
Atualmente, os seus papéis foram sendo ampliados. Além da curadoria, o lojista teve de aprender a expor as mercadorias, a criar ambientes agradáveis, a recrutar, gerenciar e motivar equipes, a escolher os melhores pontos comerciais da cidade e muitos outros serviços que foram sendo incorporados em sua lista de responsabilidades.
De toda forma, prestar serviços está no DNA do varejista e será cada vez mais necessário no futuro do varejo criar ferramentas de processos e pessoas que garantam a execução destes serviços com qualidade e padronização.
Quer saber mais sobre como será o varejo no futuro? Confira este vídeo:
Para entregar cada vez mais experiência, conveniência e serviços no futuro do varejo, você, lojista, deve automatizar os seus processos utilizando uma vasta quantidade de ferramentas que estão ao seu dispor.
Cada vez mais o varejo terá que incorporar novas tecnologias que já estão em poder do novo consumidor. Fazer a transformação digital do varejo, ou seja, ter um e-commerce, oferecer uma experiência omnichannel, onde o cliente possa comprar na web e retirar na loja, será apenas o novo normal em 2020. Temos de ousar mais se quisermos ser relevantes no futuro do varejo.
Leia também: A evolução do varejo no Brasil: do surgimento do comércio à transformação digital
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