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Transformação digital em época de Coronavírus.
Há muito se fala na transformação digital do varejo e da necessidade dos lojistas de empenharem esforços para integração dos diversos canais de venda, o famoso omnichannel. Infelizmente foi preciso a crise do Coronavírus para mostrar as consequências da falta de ação da varejo. O que viria em meses ou anos está sendo forçado a acontecer da noite para do dia. Os lojista tiveram suas lojas fechadas e as vendas bastante reduzidas ou zeradas. Neste novo cenário todos querem ir para o e-commerce o mais rápido possível e sem pensar muito no longo prazo. Nós entendemos isso perfeitamente. Vamos então fazer um pequena lista de como podemos rapidamente começar a vender no e-commerce:
1ª fase - urgência (pode ser feito em 30 dias)
- Marketplaces: não pense duas vezes. A maneira mais rápida e mais barata de vender on-line e através do marketplaces. Nesses canais você pode anunciar os seus produtos e começar a vender no mesmo dia.
- Catálogo de produtos: para o lojista que já possui um bom catálogo de produtos, com fotos, boa descrição, medidas de altura, comprimento largura e peso, além de características bem descritas estão um passo à frente. Rapidamente poderão subir estes produtos nos marketplaces, anunciar e começar a vender. Para os lojista que ainda não possuem, estes podem selecionar 10, 50 ou no máximo 100 produtos em que são competitivos e rapidamente confeccionar um catálogo com as informações acima para publicar nos marketplaces.
- Logística de entrega: no começo teremos que aprender a receber o pedido, separar, embalar, emitir a nota, colocar a nota do marketplace, emitir a etiqueta dos correios ou transportadora, pedir a coleta e acompanhar o envio. Com poucos pedidos isto será possível de fazer de forma manual mesmo. O importante na fase inicial é o aprendizado.
- Receber dos Marketplace: neste período vc vai entender como funciona o pagamento dos marketplaces, qual o prazo eles pagam, como tratam as glosas por reclamações de entrega e diversos outras contratempos que são naturais nesta relação.
2ª Fase - Estabilização e Crescimento (Prazo varia com a estratégia)
- Escala do e-commerce: quando você se sentir seguro com todo o processo, você deve partir para subir o número de produtos e participar de mais de um marketplace e talvez até pensar em um loja própria de e-commerce.
- Automatização dos processos: para a fase de escalada você vai precisar de softwares, processos e pessoas capazes que lhe dê suporte na fase de crescimento do seu e-commerce. Neste momento você deve pensar em como integrar todos os canais de venda em um só lugar. Isto é muito importante. Lembre-se que a automação será responsável por todo o processo desde a publicação dos produtos até o acompanhamento da entrega, além da interação com os clientes. Sua loja física não poderá ficar de fora desta automação, no final de tudo o e-commerce e a sua loja devem terminar unidos compartilhando os estoques, os almoxarifados, a gestão e os contas a pagar e receber. Todos os setores da loja irão participar ativamente desta transformação.
- Planeje, avalie e mude: faça seu planejamento por escrito, detalhe os objetivos, as ações e seus respectivos responsáveis, crie indicadores de gestão para que você possa acompanhar a sua evolução, saber o que está dando certo e o que você precisa mudar para melhorar.
- Omnichannel: agora você pode pensar como a união dos canais pode ajudar os seus clientes a serem melhor servidos pela sua empresa. Este é o segredo que só você poderá responder, como toda a infraestrutura que você criou pode ajudar os seus clientes a ficarem mais satisfeitos com a sua atuação.
Com este pequeno roteiro não vamos esgotar este assunto que é riquíssimo e bastante profundo. O nosso interesse é que você consiga se movimentar o mais rápido possível, com o menor custo e apreender o maior volume de informações que você conseguir. Só assim você entenderá o que é o mercado de e-commerce e como ele vai se conectar com suas operações físicas.
Aqui na Nérus temos softwares, processos e pessoas que podem lhe ajudar a trilhar esses caminhos. Entre em contato e vamos conversar.
Este artigo foi escrito por : Marcos Nannetti
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