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Qual o Marketplace ideal para sua Indústria?

Quando destacamos os benefícios do D2C (Direct-to-Consumer) para a indústria, a pergunta que sempre causa mais dúvidas é: qual é a plataforma de marketplace ideal? Mas, a resposta não depende apenas de um fator. 

Para você que busca uma solução ideal para sua empresa, continue a leitura desse artigo e fique atento às dicas dos nossos especialistas.

O que é uma plataforma de marketplace?

De acordo com o blog da Amazon,  o marketplace é uma solução prática e promissora para o vendedor que deseja iniciar no e-commerce, em uma plataforma consolidada, centralizando os produtos mais utilizados pelos consumidores. 

Os marketplaces são intermediários, promovendo esse encontro, aumentando as possibilidades de compras. Para isso, lojistas pagam uma taxa para que exibam seus produtos nas primeiras páginas.

Como começar? Escolhendo o melhor marketplace!

Como saber que um marketplace é ideal para meu negócio?

O que podemos dizer é: depende. Para aqueles que estão começando a explorar o mundo digital e suas infinitas oportunidades, o conselho mais precioso é: sempre esteja atento ao mercado, pesquise as melhores opções e inicie a busca nos maiores marketplaces de produtos variados, como o Mercado Livre, Amazon, Magalu, Americanas e Shopee, que, de acordo com o site Tray, são as melhores plataformas atualmente.

Devido à variedade de itens que eles oferecem em sua plataforma, é bastante provável que, se sua indústria se dedica a bens de consumo não duráveis ou semi-duráveis, seus produtos já estejam disponíveis nesses marketplaces, seja por meio de parceiros diretos ou terceirizados.

Esses sites possuem uma logística pronta e que muitos clientes confiam e isso contribui positivamente para o sucesso do seu negócio.

Saiba mais: Confira os 4 passos para escolher o marketplace ideal para ser seu meio de comunicação, exposição e vendas com o público

Método de envio FULL

Em grandes marketplaces como Amazon, Magalu e Mercado Livre, itens podem ser comercializados na modalidade de 'full commerce' o que simboliza uma transição mais rápida e eficaz para o cliente. 

Quando você, como consumidor, vê o ícone verde relâmpago com a inscrição "FULL" em um anúncio do Mercado Livre, você sabe que o produto será entregue em tempo recorde, até mesmo no dia seguinte. 

O que talvez você não saiba é que, nessa modalidade, o marketplace assume uma série de tarefas em nome do vendedor: desde a gestão da mercadoria em estoque até a separação, embalagem, emissão da nota fiscal (sim, eles cuidam da emissão da nota fiscal em nome do fornecedor), além de toda a logística de entrega e interação com o cliente.

Leia mais: Fulfillment: 7 pontos para entender e implementar

Isso explica a rapidez na entrega, já que todos os serviços são coordenados e realizados pelos próprios marketplaces. Além de garantir a entrega, o serviço do marketplace também aumenta a credibilidade da loja, já que, o site possui um sistema de classificação que permite aos compradores deixar seu feedback acerca do produto.

A inovação do marketplace: D2C

Agora, surge a pergunta que toda a indústria deveria considerar: por que precisamos de intermediários para vender nossos produtos nos marketplaces, quando são eles que gerenciam todas essas operações? 

Não seria mais eficaz e prático para a própria indústria trabalhar diretamente com esses marketplaces? 

Para responder a tudo isso, você precisa entender o que é o D2C, um novo formato de vendas que está conquistando cada vez mais espaço na estratégia das grandes indústrias nacionais.

O D2C, ou Direct to Consumer, é uma ótima alternativa para conquistar clientes e não tem altos custos, como em lojas físicas e é uma opção muito vantajosa para importadoras, distribuidoras e indústrias que também vendem para clientes finais.

Leia mais: D2C: por que a sua indústria precisa implementar o quanto antes? Saiba como o digital pode te ajudar a retomar o crescimento e rentabilidade.

Outro ponto positivo do D2C é que, com menos intermediários, é possível garantir melhores preços para o consumidor, tornando-se mais competitivo, mesmo no início do negócio, que é ideal para se estabelecer no mercado. 

Contudo, é necessário implementar o D2C com cautela, sem esquecer de nenhum processo de logística e atender todos os protocolos do marketplace escolhido.

Vantagens em escolher um marketplace consolidado

Voltando ao ponto central, da escolha do marketplace ideal,  caso seus produtos já estão sendo vendidos nas plataformas que já indicamos, o melhor caminho é continuar a venda diretamente por esses canais consolidados, que já possuem um público cativo e validado.

Porém, em alguns meses é possível perceber se seus produtos ainda não encontram espaço em marketplaces brasileiros. Quando isso acontece, é hora de considerar a construção do seu próprio e-commerce e estabelecer uma logística de distribuição adequada ou buscar por marketplaces de nicho.

Ter o seu próprio e-commerce é um caminho desafiador, pois exige inovação em várias frentes, desde estratégias publicitárias até o desenvolvimento de processos de separação, embalagem, emissão de notas fiscais e atendimento ao cliente, sem mencionar toda a complexidade da logística de entrega e aumento do investimento.

Leia mais: Por que vender em marketplace antes do ecommerce? Conheça as vantagens dessa opção

É uma jornada longa, mas que pode levá-lo a novos patamares no mercado, possibilitando até mesmo que você se torne o marketplace de nicho para a sua categoria de produtos, comercializando não apenas seus produtos, mas também os de seus concorrentes.

Quando escolher um marketplace de nicho?

Mas, se você não sentiu que seu negócio ou indústria não está pronta para trilhar esse caminho, os marketplaces de nicho existem, oferecendo um público que possui foco em suas mercadorias e um ambiente com menos concorrência.

Para isso, é importante avaliar o nicho de mercado que está inserido e reputação, dessa forma a chance de encontrar leads qualificados é muito maiores. Também, é importante saber como elas trabalham, afinal não são todos os marketplaces que funcionam como o Mercado Livre, Magalu e Amazon: muitos não ficam a cargo do envio, entrega e logística reversa do seu produto, por isso, caso você não tenha um estoque, esse tipo de negócio pode não ser o mais atrativo.

Atualmente, de acordo com o site E-commerce Brasil, um dos marketplace de nicho mais conhecidos é a Netshoes, que reúne lojas de calçados em um único lugar, mas é possível encontrar em variados nichos, como roupas, medicamentos e até mesmo autopeças.

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O que ter em mente antes de iniciar em um marketplace?

Por mais que pareça simples ou bem mais fácil ter o auxílio de um marketplace para alavancar suas vendas, é importante que você, empreendedor, pondere e entenda alguns pontos, principalmente nos primeiros passos:

  • Controle de estoque: Se o marketplace escolhido não oferece o sistema de armazenamento e entrega, será necessário ter um espaço físico e funcionários que façam o controle de mercadoria;
  • Logística: Saída, entrada, processo reverso e emissão de nota fiscal são alguns dos processos que devem ser feitos quando o cliente realiza o pagamento do seu produto. E para isso ser realizado de maneira eficiente, será necessário a instalação de softwares e treinamentos;
  • Finanças: Empreender sem capital suficiente é um dos motivos pelos quais lojas e outros empreendimentos fecham as portas em pouco tempo. Por mais que o marketplace oferece vantagens, correr certos riscos podem interromper seu crescimento;
  • Ofereça o que possa cumprir: Atualmente preço e prazo é tudo! Contudo, oferecer um prazo que não será possível de cumprir ou ter prejuízos ao cobrir vendas com seu capital, podem definir seu fim. Além de perder credibilidade com clientes.

Para começar sua jornada por um marketplace, a Nérus, está empenhada em ajudar empresas a construir suas estratégias de D2C. Estamos à disposição para compartilhar nossa expertise e nossas tecnologias. Se você se interessou, entre em contato conosco e vamos explorar juntos as possibilidades que se adequam ao seu setor.

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