Entender quais são os benefícios de montar uma loja omnichannel vai auxiliar você empreendedor a conquistar mais sucesso para seu negócio, online e físico.
Como já explicamos em artigos anteriores, a Nérus acredita que o sucesso da loja física envolve e-commerce (e marketplace) e o sucesso do e-commerce (e marketplace) também envolve possuir relacionamento com pontos físicos (lojas de rua e shopping center).
Por que?
Por que não existe mais consumidores fiéis a um único canal.
Os consumidores já são multicanal e as novas gerações vão acentuar essa perspectiva.
A isso chamamos de “omnicanalidade” (em alguns países já se fala no comércio unificado ou unified channel).
Isso quer dizer que o consumidor deseja ser reconhecido em todos os meios como cliente da sua empresa, independente da forma com a qual está consumindo, seja em casa, no trabalho, no ônibus, no Uber, na loja, no app ou no shopping.
Logo, o futuro do varejo pede que você atenda a essa realidade. O futuro pede pelo varejo omnichannel.
Leia também: O número de empresas que utilizam omnichannel no Brasil está aumentando. E você, vai ficar de fora?
Omnichannel significa todos os canais. Dentro da gestão de negócios isso quer dizer que uma empresa deve estar presente em todos os canais que seus clientes e potenciais clientes estão.
Uma loja omnichannel então possibilita que seu cliente compre seus produtos em diferentes canais e sobretudo possa viver a mesma experiência de compra em todos eles.
A ideia de plataforma omnichannel está relacionada à integração do atendimento, de marketing e das ações de vendas.
Tudo isso surgiu de uma demanda crescente do mercado, resultado da transformação digital que mudou o comportamento do consumidor. Por isso, se você deseja que seu negócio tenha sucesso precisará compreender e adotar o modelo de loja omnichannel para sua empresa.
Quando falamos de soluções omnichannel para venda e atendimento aos clientes, nenhum tipo de comércio escapa.
Dentro da realidade com comércio virtual não pense apenas no acesso as lojas virtuais em casa ou no celular, pelo site ou aplicativo. Esse universo é muito mais extenso e inclui:
Várias empresas de varejo estão adotando estes novos canais para vendas e é essencial que eles estejam integrados.
Por que? Porque essa é uma forma escalável de fazer um negócio crescer, aproveitando canais em que seus clientes já estão e comercializando produtos que você já tem.
Ao criar uma loja omnichannel você não precisa duplicar processos, pessoas e controles entre todos esses canais. Você apenas replica os processos.
As soluções de omnichannel são capazes de juntar os dados de todas as vendas e atendimentos em um só lugar para tomar decisões inteligentes com eles.
Resumindo tudo até aqui: o omnichannel veio para ficar. A partir dele o e-commerce e o marketplace se integram à loja física e os dados de todos esses atendimentos são integrados para que você e sua equipe possam tomar decisões mais eficientes e oferecer uma mesma experiência de atendimento aos cientes, independente dos canais em que estão.
Ok, mas como fazer isso?
Simples: Nérus O2.
A Nérus é especialista em omnichannel e criou o Nérus O2, uma plataforma de integração omnichannel, um OMS Omnichannel.
O que isso significa?
Significa que você pode usar o NÉRUS O2 para integrar os canais físicos da sua empresa (lojas, shopping, representantes, etc) com o mundo on-line.
Através do Nérus O2 você pode conectar o seu ERP atual (isso mesmo não precisa trocar ou colocar outro ERP) com as principais plataformas digitais do mercado. A partir dessa integração começa um processo de aprendizado individual de cada empresa.
O Nérus O2 já está integrado com as plataformas da VTEX, Magento, JN2, Loja Integrada.
Também está integrado com os principais marketplaces do Brasil como:
Além disso, já está pronto para se integrar com TOTVS, SANKHYA, SENIOR, SAP B1 e NERUS ERP.
Ao integrar seus canais físicos e digitais você poderá implementar diversas novas estratégias de vendas e atendimento, dependendo do seu ramo, tipo de produto e consumidor.
Isso quer dizer que ao adotar uma loja omnichannel você poderá:
Logo antes, ou um pouco depois, de implementar o O2 você poderá escolher a estratégia que mais se adequa ao seu modelo de negócio e experimentá-la (Catálogos digitais, e-commerce, marketplace, retire-na-loja, etc) e acompanhar como suas vendas vão reagir.
Deu certo? Acelere e invista em marketing, gente e tecnologia para escalar com ela.
Deu errado? Ajuste e tente novamente. Não existe uma receita pronta para seu negócio, depende de você (e das pessoas para as quais delegar).
A certeza é que o consumidor digital (e multicanal) já está comprando de lojas omnichannel todos os dias, mas você não está vendendo. Por isso, integre-se!
Se depois de implementar o NÈRUS O2 ainda quiser pensar em ajustar processos do seu ERP, o NÉRUS ERP está pronto para o omnichannel (físico e digital) em diversos ramos de varejo e distribuição: móveis, eletro, material de construção, auto-peças, moda e magazines.
Para encerrar, um outro artigo com novas estratégias para integrar o mundo físico e digital, acesse; "10 estratégias digitais para o varejo físico VENCER".
Obrigado, e até o próximo post.
Este artigo foi escrito por : Cleber Piçarro
Leia também:
✔ Porquê entrar no Marketplace antes do E-commerce?
✔ Qual o futuro do varejo?
✔ O que é um Marketplace?
✔ Porquê o e-commerce deu errado para o varejista físico?
✔ Transformação digital e omnichannel no varejo: como fazer e por onde começar.
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